quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Risotto interessante

Um outro dia vendo um livro de receitas, pensei que um risotto combinando lentilha e linguiça toscana poderia ficar saboroso. Este Risotto de Lentilha com Linguiça Toscana foi feito usando aquele famoso medidor... o "olhômetro".
Primeiro cozinhei a lentilha "al dente" e reservei. Levei a manteiga ao fogo em uma panela própria para risottos e fritei a linguiça. Depois de frita acrescentei o arroz arbório, misturei bem. Aos poucos juntei o caldo de legumes que já estava no fogo, concha por concha e sempre mexendo. Quando o arroz já estava chegando no ponto, adicionei a lentilha e novamente misturei bem, para que os ingredientes do risotto ficassem bem integrados. Deixei o caldo secar, ficando na consistência desejada, cremoso e al dente. Por último o toque final, um bocadinho de manteiga para dar aquele brilho.
O risotto foi para a mesa como prato único.
Pode-se dizer que é uma combinação interessante, lentilha e linguiça toscana.

Caso tenha alguma dúvida sobre como preparar um risotto veja as dicas aqui.

22 comentários:

Iliane disse...

ah..rissoto.!!!!..fico pensando em fazer um.... só em olhar uma receita..acho..pelo menos para mim!!!...não tem receita melhor!..me faz feliz..amei essa junção com lentilhas..deve ter ficado maravilhoso..o bom que rissotos se permitem..e..nos permite brincar com nossa imaginação..amei..bjus

Claudia Lima disse...

Risotos são ótimos e práticos!
Por incrível que parece nunca provei arroz arbório. Os meus risotos são apenas de faz de conta.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Não sabia que existia uma panela própria para fazer risotto :)
Ficou muito bonito e aposto que saboroso :) Interessante, sem dúvida!

Isabel de Miranda disse...

Adoro risotto e já faço à anos e desconhecia que havia uma panela para o risoto.À alguma maneira de me mandar uma foto da dita agradecia.Agora o teu risotto o que posso dizer simplesmente divino.Beijinhos

Maria Vitamina disse...

Está muito apetitoso! :)
Bjs

Silvia Arruda disse...

ótima idéia! Adorei a sugestão!

moranguita disse...

que belo risotto :-)
muito simples e delicioso por certo.
beijinhos

moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Axly disse...

Oieeee Lu!
Confesso que não sou a maior fã de calabresa que existe, mas fiquei curiosa com essa mistura.
Além do que, o "olhômetro" nunca falha né. Huahuahuahuahua...
Kisss^^

Ziza disse...

Parece delicioso! Lembrou-me um poucco o baião de dois!

Dani Bros disse...

Que delicia!! Percebi não faço ha tempos um risoto e este me deixou com água na boca.
Um bom fim de semana
bjks

Nela disse...

Olá Lú,Risotto é uma delicía, o seu está óptimo,e a Ili, tem razäo, se pode pôr tudo o que quisermos, ou que entendermos que liga bem claro.também näo sabia que havia uma panela própria para o cozinhar.Beijitos bom fim de semana.

Elba Pessanha disse...

Eu queria passar só algumas horas na sua cozinha, sabe?
Garanto que ia sair daí bem mais gordinha do que já estou...rs
Beijos, sumidinha!

Fabi disse...

Oi Lu! O seu risoto ficou o máximo! Semana passada eu fiz de lentilha com queijo brie, olha que coincidência! Vou postar semana que vem. Lentilhas vão muito bem com risoto, né? Beijos!

Glau disse...

Aceitei seu convite pra tomar uma cafézinho e de leva fiquei encantada com suas receitas! Te convido a conhecer a cozinha das madames!

Um grande abraço, Glau

Mari Rezende disse...

Lu, esse risotto ficou MUITO interessante... Essa combinação de sabores aí deu o que falar! Nunca havia pensado em colocar lentilhas no risotto. Eu adoro-as, mas acabo comendo só nas festas de fim de ano, hahahaha!
Beijinhos

Emília disse...

Receita interessante mesmo, adoro lentilhas com arroz, e assim no risotto deve ter ficado muito bom! Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Hummm...que maravilha... Me espera pro almoço! hehehehe

bjsss

Sylvia disse...

Diferente esse risotto,deve ficar muito bom. O bom de risotto é isso, sao extremamente versateis e dá prá fazer mil receitas diferentes
Bjs

Valentina disse...

Que delícia de risotto! Amo qualquer risotto. E este está com uma aparência deliciosa.

Daniela e Ana disse...

Amei o aspecto!!!

Mto bom!
BJS***

Carolina Andrade disse...

Ai, Lu, sou louca por risottos. Vivo inventando receitas diferentes. Esse deve ter ficado ótimo. Grande beijo

Nani disse...

Menina que ótima ideia para um risoto, amei!
Beijos