quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Tempo de comer peixe.

No período de Quaresma optamos por comer mais carne branca, principalmente peixe.
Nesta Quarta-Feira de Cinzas preparei um "Tambaqui à Moda do Rio Araguaia".
Tambaqui é um peixe de escamas, bastante conhecido no Amazonas. Por ser um peixe capaz de acumular gordura a melhor forma de prepará-lo é assado sobre o calor da brasa. Assim a camada de gordura derrete lentamente dando um sabor especial à sua carne.
Meu sogro sempre gostou de caçar e pescar e foi com os índios que habitavam a região do rio Araguaia que ele aprendeu a fazer peixe assado. Meu marido aprendeu como pai e hoje este modo simples de preparar peixe faz parte do nosso cardápio.
Não é uma receita propriamente dita, mas um modo de preparar o peixe.
É preciso ter um peixe com escamas e limpo (sem víceras). Você não vai temperá-lo apenas untá-lo com óleo. Leve-o ao forno ou à churrasqueira durante aproximadamente 2 horas, vai depender do tamanho do peixe. O peixe estará pronto quando as escamas ficarem secas e você sentir que ao apertar o peixe ele está "fofo", é que a pele juntamente com as escamas se soltaram da carne.
Para acompanhar faça um molho de tomate bem temperado (ele é que vai temperar o peixe), molho de alcaparras, farofa de farinha de mandioca na manteiga, arroz com brócolis e uma salada.
Alguns pontos precisam ser considerados:
- o peixe é com escamas
- o peixe é sem tempero

O porque disso, é que ao assar as escamas do peixe secam sobre o couro, grudando e se soltam juntamente com o couro como uma casca, deixando à mostra todo o peixe. Quanto ao tempero, ele esconde o verdadeiro sabor do peixe. Está pronto um saboroso almoço, leve e saudável.



2 comentários:

Leila disse...

nossa, quanto tempo que eu nao como um peixe assim. esta com uma cor super bonita.

Marcia disse...

Ola Luciana
não tinha visto seu tambaqui. Fiz o lombo em moqueca e ficou bem bom. bjs