sábado, 30 de agosto de 2008

Bolo de Laranja para acompanhar um chazinho

Quando criança e ficava resfriada meu pai dizia : Viatamina C e cama, senão não sara. Como continuo sendo uma "menina" obediente, é isso que tenho praticado nesta semana.
Uma super hiper gripe me pegou, o corpo está ruim, a cabeça pesada e o ânimo para fazer qualquer coisa... é, não existe.

Para a semana não terminar sem um bolo para acompanhar um chá de limão, preparei esta receita que vi no Prato Fundo, o blog do talentoso Vitor Hugo.

Bolo de Laranja
Para a massa
Ingredientes
2 laranjas
1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha. Com uma faca, corte e descarte as pontas das laranjas. Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios. No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea. Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desenforme. Regue com a calda quente.

Calda
Ingredientes
suco de 1 laranja
1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de Fazer:
Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Dica do Vitor: "use duas laranjas e 2 colheres (sopa) de açúcar que fica tudo beleza, e muito mais molhadinho. Coloque metade sobre o bolo e a outra na base".

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Flores para o "Chá da Tarde"


O desafio do "Chá da Tarde" proposto pela Leila - Delishville e pela Cris - From Our Home to Yours continua. Depois de escolher as bebidas não alcoolicas, agora é a vez dos sanduíches e canapés. Minha sugestão para este chá muito especial, são estes canapés em formato de flores. Preparados com massa de pastel, eles proporcionam um bonito efeito visual e são bastante saborosos.


Canapés em Flor
Ingredientes:
massa de pastel
óleo suficiente para fritar
patê de peito de peru defumado, para rechear
Notas:
Usei massa para mini pastel, já cortadas em círculos.
O recheio poderá ser substituído pelo patê de sua preferência.

Patê de Peito de Peru Defumado
Ingredientes:
200g de ricota
1 xícara (chá) de peito de peru defumado
1 copo de iogurte natural
80g de nozes trituradas
mostarda Dijon
sal
salsinha
cebola
Modo de Fazer:
Bata a ricota e o peito de peru no processador. Junte o iogurte, as nozes, a mostarda e todos os temperos. Misture bem.

Montagem:
Em cada círculo de massa para pastel faça quatro cortes (em forma de cruz, mas sem chegar até o centro do círculo, para as partes não se soltarem), obtendo assim uma espécie de pétala de flor. Pegue dois círculos de massas e ponha uma sobre a outra, fazendo com que os cortes fiquem alternados. Molhe o centro da massa para ficarem firmes.
Em uma panela com bastante óleo quente, frite cada for de massa, sempre apertando o centro com o cabo de uma colher pau, até que fiquem douradas. Escorra sobre papel absorvente.
Recheie o centro de cada flor de massa com o patê de peito de peru defumado, ou outro de sua preferência.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

La Polenta

A Polenta que era considerada "comida dos pobres", hoje frequenta o cardápio de restaurantes sofisticados. Sem mais esta conotação "rústica" e muito bem acompanhada ela tem que ser preparada com ingredientes de primeira para preservar a textura e a cremosidade, que são características deste prato de origem incerta, mas que chegou aqui pelas mãos dos imigrantes italianos. A polenta por ter sabor neutro permite acompanhar várias receitas. Pode ser servida sozinha, com molhos ou recheada, da maneira que mais lhe agradar. Quando servida com ingredientes sofisticados torna-se um prato bastante fino.
Como aprecio a cozinha italiana, não poderia deixar de participar deste desafio proposto pelas amigas do blog Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana. A culinária italiana com a sua grande variedades de molhos sempre me inspira para experimentar novas combinações. Este prato era servido como antepasto em um restaurante italiano aqui em Brasília.


Ciabatta di Polenta i Baccala, são fatias de polenta grelhadas, cobertas de bacalhau desfiado cozido em molho de tomates frescos, ervas aromáticas e vinho branco. Um "antipasti" que ficou na lembrança.


Ciabatta di Polenta i Baccala
Polenta
Ingredientes:
400g de fubá de milho
2 litros de água
1 colher (sopa) de óleo
sal
Modo de Fazer:
Leve 1 litro de água ao fogo, juntamente com o óleo e o sal.
Dilua o fubá em 1 litro de água. Reserve.
Quando a água que está no fogo começar a ferver acrescente o fubá, mexa constantemente por alguns minutos até a polenta soltar da lateral da panela.
Unte uma forma retangular com óleo e coloque a polenta. Passe uma espátula por cima para nivelar e ficar regular. Deixe esfriar completamente. Depois de fria, corte as fatias retangulares e leve para grelhar dos dois lados, formando uma crostinha crocante. Reserve.

Bacalla
Ingredientes:
500g de bacalhau
250g de batatas raladas (como para batata palha, bem fina)
4 tomates frescos maduros
1 cebola média ralada
1 dente de alho amassado
1 pimenta dedo de moça
250ml de vinho branco seco
sal
1 colher (sopa) de óleo
salsinha
Modo de Fazer:
Desfie o bacalhau, sem peles e espinhos, bem miudinho e deixe de molho na água de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes.
Leve o óleo ao fogo, frite a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau, refogue ligeiramente, junte o vinho branco e deixe evaporar. Em seguida acrescente os tomates picados, sem peles e sementes, e a batata ralada. Misture, acrescente um pouco de água e deixe apurar o molho. Prove o sal, se necessário corrija. No final ponha a pimenta e a salsinha picadinhas. Deixe o molho no fogo baixo, cozinhando lentamente até o bacalhau ficar bem desmanchado e o molho consistente.
Montagem:
Sobre as fatias de polenta grelhada, coloque uma generosa camada de molho de bacalhau. Enfeite com salsinha e sirva.
Notas:
Conserve a polenta quente.
Aconselho a esquentar o prato, mergulhando-o em água quente, para que a temperatura da polenta seja conservado.

Selinho "Blog Inspirador"


As amigas Fernanda, Jacqueline, Jack e Leda ofereceram ao "Cafezinho das Cinco" este selinho muito simpático, por considerarem que este cantinho contribuiu para que elas criassem o próprio blog - 4 Amigas na Cozinha.
Fiquei muito feliz e agradecida, pois aqui as receitas são muito simples, para serem preparadas no dia-a-dia.
Beijinhos para as 4 amigas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Bolo de Maçã = tentação

Com tantas frutas saborosas e suculentas, o que não falta são receitas para aproveitá-las na culinária.
Nesta receita, as maçãs foram as escolhidas para enriquecer este delicioso bolo que foi servido no café da manhã. Aroma e sabor que é pura tentação.


Bolo de Maçã
Ingredientes:
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 maçãs descascadas fatiadas
margarina e farinha de trigo para untar
açúcar e canela para polvilhar
Modo de Fazer:
No liqüidificador, bata todos os ingredientes, menos o fermento em pó e as maçãs picadas. Em uma tigela, coloque as maçãs, a massa do liqüidificador, o fermento e misture bem com uma colher de pau. Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada e leve ao forno, pré-aquecido, até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desenforme e polvilhe com açúcar e canela misturados. Sirva.
Nota:
Você encontra esta receita aqui.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mais uma maneira de saborear o frango

Carne branca é leve e saudável. Nesta receita aparece combinada com outros ingredientes e é uma novidade na hora da refeição.
Frango ao Creme Gratinado
Ingredientes:
5 peitos de frango
120g de passas claras, sem sementes
1 vidro de palmito
300g de presunto
1 lata de creme de leite
1 lata de leite de vaca (use a lata do creme de leite como medida)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
temperos de sua preferência
1 colher (sobremesa) de manteiga
Modo de Fazer:
Frango:
Tempere o frango usando os temperos de sua preferência. Deixe o frango descansar neste tempero por 2 horas. Passado este tempo, frite o frango e acrescente água para cozinhá-lo. Estará pronto quando estiver macio. Deixe o frango com bastante caldo, mais ou menos 1 litro. Depois de pronto separe o frango do caldo. Desfie o frango e reserve o caldo.
Creme:
Leve o caldo do frango ao fogo, engrosse com a farinha de trigo diluída no leite, acrescente 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e 1 colher (sobremesa) de manteiga. Forme um creme não muito grosso. Retire do fogo e acrescente o creme de leite sem o soro e as passas. Reserve
Outros ingredientes:
Corte o presunto em quadradinhos e o palmito em pedaços pequenos. Reserve.
Montagem:
Em uma travessa que possa ir ao forno, arrume as camadas. Coloque a metade do creme, o frango desfiado, o presunto, o palmito e por último outra camada de creme. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao frono para gratinar.
Acompanhamentos:
Para acompanhar, sugiro arroz branco e batata cozida passada na manteiga com ervas finas.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O calor pede leveza

O prato de salada é sempre leve e nutritivo. Folhas crocantes, legumes variados, misturas coloridas e uma bonita apresentação pode transformar uma simples salada e um prato atraente.


Salada Colorida
Ingredientes:
batata bolinha
ovos de codorna
tomate cereja
azeitonas pretas picadas
salsicha tipo hot dog, cortada em fatias finas
queijo tipo Gouda cortado em quadradinhos
folhas de alface
Molho
Ingredientes:
vinagre de framboesa
azeite de oliva
sal
manjericão seco
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas, os ovos e afervente as salsichas. Pique as azeitonas e corte o queijo em quadradinhos. Depois de aferventads corte as salsichas em fatias finas.
Junte todos os ingredientes do molho e misture com um misturador de arame.
Em uma saladeira coloque os ingredientes da salada e regue com o molho. Misture cuidadosamente, prove o tempero e sirva com as folhas de alface.
Nota:
A quantidade dos ingredientes, deverá ser de acordo com o número de pessoas que serão servidas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Panela para preparar risotto

Imagem de reprodução, para ilustração

Algumas amigas de outras cozinhas perguntaram sobre a panela própria para preparar risottos, citada no post anterior.
Já vi em alguns sites panelas para esta finalidade. A que uso tem as mesmas características das famosas Le Crouset mas não pertence a esta categoria.
Os grãos do arroz próprio para fazer risotto são mais duros, e é preciso que sejam mexidos constantemente para que cozinhem igualmente. Para facilitar, é necessário que a panela seja ampla e baixa, para que os grãos toquem constantemente o fundo da panela e para que o caldo evapore com mais eficiência, garantindo mais sabor ao risotto.
Nestes sites você poderá encontrar as panelas próprias para preparar seu risotto, o que não significa que a sua seja inadequada e não sirva para preparar este delicioso prato da cozinha italiana.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Risotto interessante

Um outro dia vendo um livro de receitas, pensei que um risotto combinando lentilha e linguiça toscana poderia ficar saboroso. Este Risotto de Lentilha com Linguiça Toscana foi feito usando aquele famoso medidor... o "olhômetro".
Primeiro cozinhei a lentilha "al dente" e reservei. Levei a manteiga ao fogo em uma panela própria para risottos e fritei a linguiça. Depois de frita acrescentei o arroz arbório, misturei bem. Aos poucos juntei o caldo de legumes que já estava no fogo, concha por concha e sempre mexendo. Quando o arroz já estava chegando no ponto, adicionei a lentilha e novamente misturei bem, para que os ingredientes do risotto ficassem bem integrados. Deixei o caldo secar, ficando na consistência desejada, cremoso e al dente. Por último o toque final, um bocadinho de manteiga para dar aquele brilho.
O risotto foi para a mesa como prato único.
Pode-se dizer que é uma combinação interessante, lentilha e linguiça toscana.

Caso tenha alguma dúvida sobre como preparar um risotto veja as dicas aqui.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pratos leves para os dias pesados

Desde que comecei com o blog tenho aprendido a combinar novos ingredientes com massas, e o resultado tem sido sempre uma agradável surprêsa.
Esta receita veio de uma cozinha amiga, o blog Technicolor Kitchen. Leve e perfumada, perfeita para os dias de muito sol e bastante secos deste mês de agosto.


Linguine com abobrinha, alcaparras, limão siciliano, pignoli e ervas
Ingredientes:
450g de linguine
225g de abobrinhas pequenas e firmes
½ xícara (chá) de ervas à sua escolha: salsinha, manjerona, manjericão, tomilho, cerefólio, etc.
1 limão siciliano
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 colheres (sopa) de pignoli
4 cebolinhas, picadas grosseiramente
2 tomates secos, em tirinhas
4 colheres (chá) de alcaparras
sal e pimenta-do-reino moída na hora
parmesão ralado, para servir
Modo de Fazer:
Corte as abobrinhas em fatias da largura da massa que você vai usar. Em seguida, corte-as ao meio, formando palitinhos. Ferva água numa panela bem grande. Usando quantos tipos de ervas desejar, retire as folhas dos cabinhos e pique-as grosseiramente. Rale a casca do limão e reserve-o (você vai usar o suco, também). Aqueça 2 colheres (sopa) do azeite numa panelinha e junte os pignoli. Salteie até que comecem a dourar, acrescente a cebolinha e refogue em fogo médio até ficarem macias e os pignoli estejam ainda mais dourados – não os deixe queimar. Transfira tudo para uma tigela grande, junte as raspas de limão, as alcaparras, o tomate seco e as ervas.Salgue a água fervente e adicione as abobrinhas. Cozinhe por 1 minuto, retire-as com uma escumadeira, deixe escorrer o excesso de água e coloque-as na tigela com os outros ingredientes. Na mesma água, cozinhe o linguine até que esteja al dente e escorra. Coloque-o na tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta, o restante do azeite e suco de limão a gosto e misture bem. Sirva com o parmesão ralado à parte.
Notas:
Usei massa fettuccine no lugar do linguine.
Usei nozes no lugar do pignoli.
Ervas que usei foram: tomilho, salsinha e manjericão.
Passe as alcaparras na água para tirar um pouco o sal.
Não usei tomete seco.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O mar está para peixe

Peixe é uma carne leve e saudável. Ele pode ser incluído em qualquer refeição, desde o mais simples cardápio até o mais sofisticado. Uma ótima opção para os dias de calor.


Filé de Linguado ao Molho de Laranja
Ingredientes:
6 filés de linguado
1 colher (sopa) de mostarda
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 cebola picada
raspas de casca de laranja, a gosto
suco de 1 limão
salsinha
sal
óleo
Modo de Fazer:
Tempere os filés com suco de limão e sal, se desejar use outros temperos de sua preferência. Numa frigideira anti aderente, doure os filés dos dois lados em um fio de óleo. Reserve.
Molho:
Doure a cebola em 1 colher (sopa) de óleo, acrescente o creme de leite, o suco de laranja, a mostarda e o sal. Deixe aquecer por 3 minutos mexendo lentamente. Sirva sobre os filés, polvilhados com raspas de laranja e salsinha picada.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Para começar bem o dia

Para começar bem o dia, café da manhã com Bolo de Milho saindo do forno. Fácil de preparar e muito saboroso, este bolo é perfeito para servir na hora do lanche ou no café da manhã. Apetitoso, úmido e macio, ele é feito com ingredientes simples e está na lembrança de várias gerações.


Bolo de Milho Verde
Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga
1 lata de leite condensado
4 ovos caipiras
3 espigas de milho ou 1 lata de milho verde escorrido, batido no liquidificador
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 pacote de coco ralado
Modo de Fazer:
Corte os grãos de milho rente ao sabugo. Bata a manteiga em creme e sem parar, junte o leite condensado e os ovos, um a um. Acrescente o milho batido no liquidificador. Por último, misture levemente, o coco, a farinha de trigo e o fermento. Despeje a massa do bolo, em uma forma redonda com buraco no meio, untada. Pré-aqueça o forno, a 180°C, e asse o bolo por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourado.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aceita um cafezinho?

Desde que cheguei da viagem de férias não havia preparado nada mais especial, além dos bolos, para a hora do cafezinho. Pensando nisto, preparei uns folhadinhos recheados com goiabada. A partir de uma massa básica e uma grande variedade de recheios esses "bocadinhos" são simples e a receita sem mistérios. Delicia-se.


Folhadinho de goiabada
Massa
Ingredientes:
200g de farinha de trigo
40g de açúcar refinado
1 pitada de sal
85g de margarina (10g para a massa e 75g para folhar)
1 ovo
1/2 copo de água
15g de fermento biológico
Recheio
Ingredientes:
80g de goiabada pastosa
1 gema para pincelar
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Fazer:
Em uma bacia, amassar com as mãos a farinha, o ovo, o sal, a margarina (10g) e a água, até que a massa fique consistente e com uma textura bem lisa. Por o fermento e misturar bem. Deixar a massa descansar, coberta com pano ou plástico, durante 20 minutos. Depois, abri-la com um rolo, deixando-a com uma forma retângular. Marque a massa, como se fosse dividi-la em três partes iguais. Passe a margarina (75g) na parte da direita e dobre-a sobre a do meio. A outra parte deverá cobrir as duas, como se fosse um envelope. Passar o rolo para achatar e repetir o processo, sem passar a margarina. Deixar descansar por mais 15 minutos. Passar novamente o rolo e formar um retângulo.
Abrir a massa numa espessura de 5mm e recortar em triângulos pequenos. Colocar uma colherzinha de goiabada no meio dos triângulos. Esticar ligeiramente uma das pontas. Enrolar os folhadinhos, começar pelo lado maior. Dar um formato ligeiramente curvado ao rolinho de massa. Pincelar com a gema batida. Colocar numa assadeira e deixar descansar durante meia hora em lugar morno. Levar ao forno pré-aquecido durante aproximadamente 15 minutos ou até que ficar dourado. Depois de assados polvilhar com açúcar de confeiteiro.
Dicas:
A massa poderá se substituída por massa pronta.
O recheio poderá ser de doce de leite, doce de leite com nozes, chocolate, goiabada com requeijão, banana ou a seu gosto.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Prato com sabor de lembrança

Certos pratos tem o mesmo efeito de um carinho, um colo, um abraço. São aqueles que nos trazem lembranças de refeições preparadas por pessoas queridas e muita festa em torno da mesa.
Durante as férias de julho fomos visitar familiares e para comemorar preparei, a pedidos, esta receita de camarão que minha sogra gostava de fazer para agradar o filho mais velho.
Sabores e lembranças andam juntos e perpetuam momentos muito felizes.

Camarão da Vovó Mafalda
Molho Bechamel
Ingredientes:
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 gemas de ovos
1 litro de leite
1 dente de alho
2 folhas de louro
1 cebola ralada
1 folha de louro
pimenta-do-reino branca moída, a gosto
noz moscada ralada, a gosto
sal, a gosto
Modo de Fazer:
Bata no liquidificador, as gemas com 2 xícaras (chá) de leite. Reserve.
Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.
Numa panela de fundo grosso, aqueça a manteiga, junte a farinha e mexa até dourar. Adicione o leite com os temperos aos poucos, misture comum batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas (grumos). Tire a panela do fogo. Adicione o leite com as gemas (pouco a pouco) sem parar de mexer . Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até obter um creme. Desligue o fogo, acerte o sal misturando bem.
Dicas:
Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador ou passe-o por uma peneira até ficar homogêneo.
Se o molho não for ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela ou recipiente com filme plástico e coloque-o na geladeira.

Camarão ao Molho de Tomate
Ingredientes:
6 tomates maduros, sem pele e sem sementes, passados no processador
1 copo de vinho branco
1 talo de salsão
1 cebola ralada
1 dente de alho
1 tablete de caldo de frango
folhinhas de manjericão (opcional)
1 colher (chá) de açúcar
sal e pimenta a gosto
3kg de camarões médios, limpos
4 colheres (sopa) de azeite
1 lata de molho de tomate pronto
salsinha picada (opcional)
Modo de Fazer:
No liquidificador coloque: os tomates picados, o alho, a cebola ralada, o talo de salsão picado, a folhinha de manjericão, o extrato de tomate e o vinho. Bata tudo muito bem por uns dois minutos. Leve ao fogo numa panela para apurar o molho, se necessário acrescente um pouco de água. Tempere com o açúcar, o sal e a pimenta. Aqueça numa frigideira o azeite. Refogue bem os camarões temperados apenas com sal e pimenta. Acrescente o molho já pronto, salpique a salsinha se desejar.

Cobertura
Ingredientes:
4 claras batidas em neve
queijo parmesão ralado, a gosto

Montagem:
Em um pirex disponhe uma camada de camarão com molho de tomates, uma camada de molho bechamel e por último as claras em neve. Salpique com o queijo parmesão ralado.
Leve ao forno para gratinar.

CONAC 2008


CONAC é o evento oficial da culinária brasileira. O congresso acontece anualmente e este ano será realizado em Brasília, de 28 a 30 de setembro. O tema será "A harmonia da Culinária, Gastronomia e Nutrição".
Acesse o site http://www.abpcbrasil.org.br/ e saiba mais sobre o XIV CONAC.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A carne de todos os dias

Carnes conhecidas como de segunda categoria, recebem um toque especial e se transformam em pratos saborosos.

Acém Marinado no Vinho Tinto
Ingredientes:
2kg de acém limpo, cortado em pedaços
1 litro de vinho tinto
1 cebola grande picada
1 cenoura grande picada
2 colheres (sopa) de alecrim picado
4 cravos-da-índia
2 pedaços de canela com 8cm de comprimento
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de água
1 ramo de alecrim para decorar
Modo de Fazer:
Em uma tigela, com a carne junte o vinho, a cebola, a cenoura, o alecrim, os cravos, 1 pedaço de canela, a pimenta e o sal. Leve para gelar coberta com filme plástico, por três horas. Escorra a carne, reservando a marinada. Na panela de pressão, aqueça o azeite e frite a carne, virando às vezes, por dez minutos ou até dourar de todos os lados. Adicione a marinada e a água e cozinhe, com a panela tampada por 50 minutos (contados a partir do momento em que a panela começa a chiar). Espere sair a pressão, verifique se a carne está macia (se precisar, cozinhe mais dez minutos) e sirva com alecrim e a canela restante.
Rende 6 porções.
Notas:
Usei patinho no lugar do acém.
Verifique o cozimento da carne na metade do tempo aconselhado para o cozimento. A carne que preparei precisou de menos tempo para ficar macia.
Fonte:
Receita retirada da revista Claudia Comida&Bebida de abril/2008.


A carne ficou macia e muito saborosa, com um sutil sabor de canela. Uma receita com carne de segunda que ficou de primeira.

Dia Internacional de Incentivo ao Aleitamento Materno

Hoje dia 01 de agosto é o Dia Internacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. A Denise do blog Síndrome de Estocolmo está fazendo um trabalho de incentivo e esclarecimento sobre o aleitamento materno.



Amamentar é um ato natural e a melhor forma de alimentar, proteger e amar seu bebê. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Não perca esta maravilhosa experiência de amor. Não deixe de desfrutar deste momento único que é a relação de amamentação com seu filho. É uma oportunidade que somente trará benefícios para a saúde de ambos.
Amamentar não é uma obrigação, é prazer, é carinho e acima de tudo um ato de amor.

Selinhos com carinho

Este mundo está ficando cada vez menor. Através do "Cafezinho das Cinco" fiquei conhecendo a Elba e visitando os seus blogs (o de gastronomia Sal, Mel e Cia e o Rancho da Elba) vi quanta coisa temos em comum. Só para exemplificar, gostamos de cozinhar e criamos cavalos da raça Campolina. É até possível que já nos conheçamos de vista. A Elba ofereceu-me dois selinhos da amizade. Obrigado pelo carinho.