domingo, 26 de setembro de 2010

O perfume e o sabor do Azeite Aromatizado

Imagem: Reprodução

Dias atrás durante um encontro com amigas, uma delas sabendo que gosto de dar umas voltinhas na cozinha, me perguntou sobre a maneira de preparar Azeite Aromatizado.
A princípio você pode pensar que nunca preparou, mas ao lembrar daquele delicioso Molho Pesto tem a certeza que já brincou de alquimista.
Atualmente os azeites aromatizados estão cada vez mais populares e procurados. Gosto de ter uns vidros na cozinha que além de decorativos é um condimento interessante e para completar, tem os próprios benefícios do azeite à nossa saúde.
Eles são utilizados para temperar saladas, em pré-preparos de alguns assados, como meio para cozimento, em marinadas, molhos ou para perfumar um prato. Hoje existem muitas receitas, diferentes maneiras de prepará-los e, principalmente, uma vasta gama de ingredientes que podem ser utilizados como aromatizantes.
O azeite aromatizado com especiarias como hortelã, manjericão, cardamomo, pau de canela, pimenta, alho, casquinha de limão, gengibre, baunilha, trufas pretas e brancas entre outros, possui um sabor que ajuda a reduzir a necessidade de utilizar outros temperos como o sal e a pimenta do reino.
Mas, voltando à amiga...ela me pediu algumas idéias e receitas de como preparar o Azeite Aromatizado, pois pretende fazer alguns vidros para dar como lembrança.
Encontrei receitas interessantes e dicas importantes que devem ser observadas durante o seu preparo.

Dicas importantes:
- Em primeiro lugar, esterilize o vidro e a tampa, colocando-os dentro de uma panela alta, e sobre um pano colocado no fundo, para que não quebre. Cubra com água e deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Retire, vire de boca para baixo para que escorra bem a água. Só utilize quando seco.
- As ervas aromáticas e especiarias devem estar limpas. Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e utilize. As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem suas essências. Não deixe as ervas dentro do azeite depois de pronto, a não ser as desidratadas.
- Cuidados essenciais devem ser observados quando usar ingredientes in natura que podem ser uma fonte potencial de crescimento de bactérias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
- As receitas devem sempre ser elaboradas com azeites de excelente qualidade, óleos de oliva extravirgem.
- Para armazená-lo, deve-se ter o menor contato possível do oxigênio e os ingredientes completamente submersos no azeite, afim de conservá-los melhor.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- Quando a aromatização for feita através de Infusão “à frio”(consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite ) ele pode ser guardado em geladeira e consumido em 3 semanas (no máximo) ou em freezer.
- Embrulhe o frasco com folha de alumínio para evitar a luz direta.
- Use recipientes de vidro que permitem a visualização das ervas e especiarias.
- Para presentear, compre vidros do tipo jarra, de boca larga, de diferentes formatos.
- Personalize os vidros de azeite, use sua criatividade.
- Use os vidros de azeite como objetos de decoração.

Imagem: Reprodução

Receitas


Azeite com Alho
Ingredientes:
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.

Azeite Aromático
Ingredientes:
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite
Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas
Ingredientes:
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão
Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão
Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta
Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.

Azeite de Alho e Piripiri
Ingredientes:
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado
Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim
Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite
Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.

Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho
Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia
Ingredientes:
2 tiras de casca de lima-da-pérsia
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta
Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.

Azeite de Alecrim
Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos
Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas – Alex Atala
Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas Chef Ercolino Crugnale
Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.

Azeite de Manjericão
Ingredientes:
1 maço de manjericão
água
300ml azeite de oliva ou óleo de canola
Modo de Fazer:
Cozinhe as folhas de manjericão em água fervente por mais ou menos 1 minuto. Escorra e coloque na água com gelo. Escorra novamente apertando com as mãos até retirar o excesso de água. Bata bem no liquidificador com óleo de canola.Coloque numa panela em fogo baixo por 5 minutos, até que o óleo fique bem verde. Coe com o pano.

Azeite com Limão Siciliano
Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva
Modo de Fazer:
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.


Você já provou uma massa aromatizada com Azeite de Trufas, o conhecido Alho e Óleo ou o Molho Pesto? Divinos, não é mesmo?
Seja criativo e crie outras tantas delícias, harmonize o aroma das especiarias, seu sabor com o óleo e faça o seu Azeite Aromatizado.
Enquanto você não faz aquele poderoso e único, no mercado existem bons produtos. Os da marca Borges são elaborados sem adição de qualquer essência ou conservantes, com a colaboração de Ferran Adrià.
Aqui em casa sempre tenho azeite com trufas brancas (Tartufo Bianco) que uso para regar massas do tipo pappardelle, o resultado é muito bom.
Bem amiga, agora vamos às compras e mãos à obra. Receber um presente preparado artesanalmente é sempre um carinho a mais.

Imagem: Reprodução

Fonte:
http://bemvindoacozinha.blogspot.com
http://www.saberdosabor.com.br/azeite.html

As imagens lindas de vidros de Azeite Aromatizados encontrei na internet, não conheço o nome do autor para dar os devidos créditos.

12 comentários:

Eliane disse...

Amei este post... tinha curiosidades sobre como fazer azeite aromatizado e agora... não tenho mais.
Ah, e quantas receitas... tudo muito bom e... gostoso.
bjs
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Fla disse...

Que delícia este post.
Adorei as dicas. Eu acho azeite com alho um dos mais práticos, porque nem sempre dá vontade de descascar o alho e um pouco daquele azeite já dá um super sabor.
Beijos

Haruko Artes disse...

Obrigada pelas receitas bjssss

Marly disse...

Uai, Luciana, você voltou mulher?
Na minha louca vida de blogueira, não tinha ainda me dado conta do fato, rsrs.
Mas vou levar o seu link para aminha lista de blog, viu?

Um beijo!

moranguita disse...

que bela manira de regressar.
os azeites aromatizados sao uam delicia para temperos de saladas u acho
boas sugestoes
beijinhos e bom fim de semana

Priscila Beneducci disse...

Luciana,
saudades de ti querida,
seja bem-vinda. Seu blog e lar doce lar mesmo.

Priscila Beneducci MG

Andréa Potsch disse...

Deliciosas suas sugestões de temperos!
bjs

chopp disse...

Excelente!

Gina disse...

A variedade de azeites que há hoje é algo incrível. Cada um tem seu toque de sabor especial ao prato.
Quando resolver preparar em casa, vou recorrer às suas receitas.
Lu, dê uma passada no Naco, tem novidade por lá.
Bjs.

Maria Vitamina disse...

Benvinda de volta, as mudanças levam mesmo o seu tempo mas depois com passar do tempo tudo fica bem. Adorei este post sobre azeites aromatizados.
Bjs

Ana disse...

Adorei o post! Vou tentar fazer algum qualquer dia desses :)

Daniel disse...

O post está bem completo e rico, parabéns!
Escrevo no blog www.azeibeer.com.br, lá tem muitas informações sobre azeites de várias partes do mundo e suas características e muitas outras informações, mas nada sobre aromatizações, isso já tem aqui.
Um abraço.
Até