quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"São Benedito" - Santo protetor dos cozinheiros.

São Benedito, nasceu na Itália e era Capuchinho. No Covento onde morava uma das funções que exerceu foi a de cozinheiro.

Ele se preocupava com os mais pobres que não tinham nem o alimento diário e procuravam o Covento em busca de ajuda. São Benedito movido pelo amor ao próximo retirava alguns alimentos do Covento, escondia-os dentro de suas roupas e levava-os para os famintos.
"Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Covento o surpreendeu e perguntou: "Que escondes aí, embaixo deste manto, irmão Benedito?" E o santo humildemente respondeu: "Rosas, meu senhor!" e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que seuspeitava o Superior". (Fonte: Wikipédia)
Existe dois tipos de imagens de São Benedito: uma que tem o Menino Jesus no colo e a imagem que carrega flores nas mãos, que simboliza o primeiro milagre, a transformação de alimentos em flores.
O santo negro conquistou o coração dos brasileiros e se tornou muito popular. Em muitas cozinhas brasileiras não falta a imagem do santo. Patrono de todas as cozinheiras e cozinheiros.
Entre as panelas de cobre próprias para peixe, panelas francesas Le Creuset, facas alemãs, pratos e copos antigos a Chef de Cozinha, Carole Crema, exibe uma imagem de São Benedito. "Ele não sai daí por nada. É o santo protetor das cozinheiras", disse ela com devoção. (Fonte: Bempará - O Portal Paraense)
Na minha cozinha São Benedito também está sempre presente. Ganhei da minha mãe quando me casei, já é uma tradição na família. Acreditamos que São Benedito olha por nós e por nossos empregados em nossa cozinha e abençoa os nossos alimentos.


16 comentários:

Paty´s Cakes disse...

Que legal!Como trabalho com doces, também acabo de ganhar, da minha mãe, uma imagem de São Benedito. Já a coloquei em local de destaque na cozinha, pertinho do fogão...

blogger disse...

mosso santinho de fé e de café,nosso protetor a gente que é humilde e pobre,contém nossa fé...só que eu sei ,que não podemos comprar a imagem e sim ganhar de bom corãção...tenho mta fé que vou ter o meu santinho do me lado, e nossa fé remove montanhas, a minha é uma delas,e vou ganhar um se DEUS quizer.....

CARLOSVIEIRAALTACONFEITARIA disse...

OLHA! SEMPRE TIVE O SANTO COMO PROTETOR DOS COZINHEIROS, POREM ALGUNS HISTORIADORES FALAM QUE O MILAGRE DO SANTO FOI " EM UMA DERTERMINADA ÉPOCA SÃO BENEDITO ERA O COZINHEIRO DO MOSTEIRO, QUE NESTE DIA IA RECEBER A ILUSTRE VISITA DO PAPA. ENTÃO S.B. PREPAROU TODO BANQUETE, POREM OUTRO BENIDITINO COM INVEJA, PORQUR NÃO IA VER O PAPA, BOTOU AREIA EM TODA COMIDA, BENEDITO VENDO AQUILO, NÃO SE DESESPEROU. AJOELHOU E REZOU. NA HORA DO ALMOÇO, QUANDO FOI SERVIDO AO PAPA, ESTAVA AINDA MAIS SABOROSO QUE ANTES. SENDO ASSIM SÃO BENEDITO TORNOU-SE COZINHEIRO OFICIAL DO PAPA NAQUELA ÉPOCA." ESTA É HISTORIA QUE EU CONHEÇO DESDE CRIANÇA... NÃO TENHO IMEGEM, POREM ACREDITO E SEMPRE TEREI SÃO BENEDITO COMO MEU PROTETOR HA MAIS DE 33 ANOS. ATT: CARLOS VIEIRA.

Debora Alves Romanello disse...

Oi, também tenho um São Benedito em minha cozinha.Amanhã terei um almoço de finalização do meu curso de Pós Graduação em Gastronomia e levarei ele comigo para proteger a mim e toda a turma.

Unknown disse...

Também tenho o meu São Benedito na minha cozinha e sempre sirvo um cafezinho pra ele. Mas preciso te falar uma coisa: aquela criança que está nos braços de São Benedito não é o Menino Jesus. É uma criança que ele ressuscitou em um de seus vários milagres ainda em vida.

Unknown disse...

É moça, o milagre da transformação de alimentos em rosas foi de Sta Isabel. São Benedito, entre muitos, foi o de ressuscitar uma criança.

Unknown disse...

Hoje estou lendo essa publicação.
Quanto tempo atrás...
Espero que essa pessoa tenha realizado o seu desejo.
Estaria à disposição para enviar por correio caso soubesse o endereço.

Unknown disse...

Rogai por nós#Abençoai a tds seus devotos!🙏❤

Unknown disse...

Acabei de ganhar da minha cunhada Santo Benedito, fiquei muito feliz está na minha cozinha. Amém

Unknown disse...

Vc conseguiu a imagem?

Unknown disse...

Tenho a imagem na minha cozinha do qual coloco o cafézinho todos os dias e agradeço à cada refeição.
Aprendi com minha avó e minha mãe.

Unknown disse...

Tenho uma imagem de São Benedito na cozinha e quando chego em casa ele está fora da posição que coloquei não entendo já é a segunda vez que isso acontece porque será. ?

Regina Ribeiro disse...

INTERESSANTE, pra mim era o menino Jesus. Daí se parar para pensar, veremos que realmente não pode ser no menino Jesus, pq São Benedito nasceu mais de mil anos depois de Cristo

Unknown disse...

Bom dia. Erra e é meu sonho te uma imagem.

Unknown disse...

Eu queria ganhar um mais tive que comprar

Unknown disse...

Eu queria ganhar um mais tive que comprar mais se eu ganhar eu quero pois realizo meu sonho meu endereço é Rua Lindiomar Santana bairro Clodoaldo costas número 191 Itapetinga Bahia