terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sob o sabor do Nordeste

Sirigado, você conhece? Eu não conhecia.
É o nome vulgar do badejo e o nome de um restaurante que visitamos em Fortaleza. Neste restaurante eles oferecem várias opções de pratos com sirigado no cardápio, escolhemos o Peixe Delícia.
Em linhas gerais, Peixe Delícia, é um prato composto por filés de peixe empanados e fritos, montado em camadas com bananas, molho branco e levado ao forno para gratinar. Depois de pesquisar vi que há variações nessa receita. Uma dessas variações é o peixe que normalmente se utiliza para a receita: a arabaiana e o sirigado. Difíceis de serem encontrados por aqui e mesmo sabendo que o sabor do prato poderia ficar prejudicado, optei pelo filé de linguado. Não foi uma escolha muito correta, não pelo sabor (o prato ficou delicioso), mas por ser o linguado muito delicado manter os filés inteiros foi quase impossível.
Bom, o que vale é o resultado final, o nosso Peixe Delícia ficou uma delícia.

Peixe Delícia
Ingredientes:
800g de filé de peixe (usei filés de linguado)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho amassados
1 cebola pequena ralada
sal a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 bananas prata
5 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
noz moscada
1 lata de creme de leite, sem o soro
200g de queijo mussarela fatiado ou 50g de parmesão ralado
óleo suficiente para fritura
Modo de Fazer:
Tempere o peixe com o limão, o alho e sal. Passe os filés pela farinha de trigo. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés. Corte as bananas em quatro pedaços, dividindo-as ao meio no sentido da largura e do comprimento. Passe as bananas também pela farinha de trigo e frite-as. Reserve. Faça o molho branco.
Molho Branco:
Em uma panela derreta a manteiga, refogue a cebola e acrescente 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Retire a panela do fogo. Despeje delicadamente o leite quente, mexendo vigorosamente para não criar grumos. Tempere com sal e noz moscada.Volte para o fogo. Ao ferver, apague o fogo e acrescente o creme de leite.
Montagem:
Unte um refratário com azeite e arrume as bananas fritas e, em seguida, os pedaços de peixe. Despeje o molho por cima do peixe e cubra tudo com o queijo em fatias ou ralado. Leve ao forno para gratinar.
Notas:
A receita poderá ser preparada com qualquer peixe que possa ser cortado em filés - normalmente pescada ou merluza.
O peixe, poderá ser feito frito, empanado ou mesmo cozido. Se for cozido, deve ser feito rapidamente, para que o peixe não perca a firmeza. Uma dica é fazer um cozimento rápido numa frigideira grande, com azeite, água, sal e alho poró picado, que pode ser aproveitado no resto da receita.
Uma dica de variação é fazer um molhinho rápido de tomate e colocar no fundo da travessa, antes do molho branco.
A banana pode ser em natura, sem fritar.

Colher a serviço da cozinha

Os designers de objetos, utilidades estão sempre em busca de novidades que irão fazer as tarefas comuns do dia-a-dia serem mais praserosas e precisas. Algumas são verdadeiras engenhocas que dificilmente farão parte dos utensílios de nossas cozinhas, outras mais simples e eficientes caem no nosso gosto e logo pensamos em ter uma. Veja algumas destas inovações.

Colher que faz leitura do alimento
Esta colher faz análise e recolhe alguns parâmetros do alimento, que são enviados para um computador. Assim sugestões são enviadas para melhorar o tempero da comida.
A colher foi criada pelos alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Connie Cheng e Leonardo Bonanni.


Colher Digital
Spoon Scales é um colher capaz de medir a quantidade de qualquer coisa que se ponha nela. Ela mede 23 cm e vem equipada com uma tela LCD que dá informações precisas, a partir de 1 décimo de grama. É capaz de pesar de 0,1 a 300 gramas, se tornando ideal para aquelas pequenas medidas. Seu preço é de $18,50 libras. Com esta colher não tem erro.


Colher de Iogurte
Com esta colher de iorgute acaba a luta para pegar aquele pouquinho que ficou no canto do pote. Você vai saboreá-lo até o último restinho.

Fotos: reprodução

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Muffin para o Chá da Tarde

Dias atrás quando estive em Goiânia, coversando com minha mãe lembramos das tortas que ela sempre fazia, entre elas uma muito gostosa, a de amendoim recheada com doce de leite. Com o passar do tempo, algumas destas tortas que eram preparadas frequentemente ficaram esquecidas nos cardenos de receitas. Depois da lembrança veio aquela vontade de novamente sentir o sabor daquela combinação de ingredientes. A oportunidade de prepará-la veio com o desafio do Chá da Tarde - Muffins e Cupcakes. Com uma receita básica de muffin e a idéia da torta de amendoim, preparei Muffin de Amendoim e Doce de Leite. Mesmo a massa da torta sendo mais leve o muffin cumpriu seu papel, matar a saudade do gostinho de amendoim com doce de leite.


Muffin de Amendoim e Doce de Leite
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de amendoim, torrado e triturado
60g de manteiga, derretida
2 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
doce de leite, para rechear
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em um recipiente, junte a farinha, açúcar, bicarbonato, amendoim, sal e o fermento em pó. Misture e reserve. À parte, bata os ovos e o leite e, em seguida, acrescente a manteiga. Bata vigorosamente. Junte a mistura de ovos à mistura que estava reservada. Misture delicadamente, apenas até incorporar. Caso a massa fica muito consistente, acrescente mais um pouquinho de leite. Preencha 3/4 do volume de cada forminha, polvilhe cada muffin com amendoim torrado e triturado. Leve para assar por 15 ou 20 minutos, fazendo o teste do palito.
Montagem:
Deixe os bolinhos esfriarem completamente. Com o cortador de biscoito, pequeno, corte o fundo de cada muffin fazendo um buraco. Tire a tampinha e com uma colher retire um pouco do miolo. Preencha com o doce de leite e recoloque o miolo retirado e a tampinha . Enfeite com pinguinhos de doce de leite.
Nota:
Receita básica do muffin é do blog Papel Manteiga, mas fiz algumas alterações.
A manteiga deve ser derretida e estar fria quando for ser empregada.
O recheio pode variar de acordo com a sua preferência.
Não usei forminha de papel, pois para rechear o muffin é preciso desenformá-lo.

Formas diferentes

Nas lojas virtuais sempre encontramos novidades e utensílios para nossas cozinhas. Alguns úteis, outros nem tanto e alguns curiosos.
Que tal fazer um super Cupcake e Brownie com várias crostinhas?
Com estas formas isto é possível.

Forma para Cupcake


Forma para Brownie


Fotos: reprodução

Fonte:
Forma de Cupcake http://www.surlatable.com/product/547901.do
Forma de Brownie http://www.chefsresource.com/bakers-edge-brownie-pan.html

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mamão é o Rei da Quinzena


O Rei da Quinzena é o mamão, e agora?

Aqui em casa, o mamão é uma fruta bastante consumida mas ao natural, em saladas de frutas, para ir um pouco mais longe, transformado em Creme de Papaia. Um desafio que me levou a procurar outra forma de usá-lo, e que é o mais importante, ao gosto da família. Não podia ser nada com muito creme, mem muito doce, o mais simples possível e sem perder o sabor.
Depois de olhar várias revistas, encontrei este Flan de Papaia com Calda de Cassis em um revista chamada Guia Culinária Fácil. Sobremesa leve, para agradar a família.
Na opinão dos não formigões, ela foi aprovadíssima.



Flan de Papaia com Calda de Cassis
Flan
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata (medida) de leite
2 mamões-papaia picados
1 lata de creme de leite
2 envelopes de gelatina sem sabor
1/4 xícara (chá) de água fria (para hidratar a gelatina)
Calda
Ingredientes:
2 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de licor de cassis
Modo de Fazer:
Flan:
Hidrate a gelatina na água e aqueça sem deixar ferver. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, os mamões e a gelatina por três minutos. Adicione o creme de leite e bata mais um pouco. Ponha em recipientes individuais e leve ao refrigerador.
Calda:
Misture a água, o amido de milho e o açucar. Leve ao fogo mexendo até engrossar. Acrescente o licor de cassis e misture bem, retire do fogo. Deixe esfriar.
Desenforme o flan e regue com a calda. Para servir enfeite com bolinhas de mamão-papaia, folhinhas de hortelã e um pouco de calda.
Notas:
Aumentei a quantidade dos ingredientes da calda, pois achei a quantidade pouca em relação ao Flan.
Sobremesa perfeita para os dias de calor.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

La Pasta


A pasta, ou massa, é o mais apreciado prato da cozinha italiana. Sabe-se que seu descobrimento se deu seguramente por acaso. Diz a lenda que chegou à Itália vinda da China pela mãos de Marco Polo. Mas é fato bastante improvável, já que os antigos romanos eram seus apreciadores. Um relevo encontrado em uma tumba etrusca na cidade de Cerveteri, provavelmente do século 4 a.C., mostra um rolo, um saco e farinha e uma rodela dentada. Muitos são os testemunhos e as especulações sobre o lugar de origem da massa.
Prato conhecido em todo o mundo, pode ser fresca, seca ou recheada e ter os mais diversos formatos e sabores, dependendo dos ingredientes com que é temperada. É ampla a variedade de condimentos que podem ser empregados na elaboração desse prato, assim como os ingredientes para servir de base para os molhos. O grande segredo de um prato de massa está no cozimento, na consistência. Tem que ser "al dente", com textura firme. No que se refere ao molho, a escolha deve ser cuidadosa. É necessário que haja harmonia entre a massa e o molho, para que ela seja envolvida, precisam ficar unidos.
Simples e ao mesmo tempo exigente, um prato de massa pode ser a estrela de uma refeição.

Como em uma cucina italiana não pode faltar pasta, as meninas do Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, estão promovendo o desafio da pasta. Para participar preparei Fusilli Tricolori com Mini Almôndegas e Brócolis. Um prato simples, próprio para o dia-a-dia que vai agradar os apreciadores de um bom prato de massa.



Fusilli Tricolori com Mini Almôndegas e Brócolis
Ingredientes:
500g de fusilli ou penne tricolore
500g de carne para almôndegas (vide receita abaixo)
1 maço de brócolis
folhinhas de manjericão fresco
manteiga
azeite
3 dentes de alho picados
Modo de Fazer:
Com a carne para almôndega, faça mini-almôndegas com no máximo 1cm de diâmetro. Numa frigideira à parte frite as mini almôndegas na mistura de manteiga e azeite, quando estiverem douradas escorra e reserve. Cozinhe o brócolis numa panela com água fervente e uma colher de sopa de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio (para manter vivo o verde do legume). Reserve algumas flores inteiras e pique o restante. Doure o alho na manteiga e refogue o brócolis picado. Acerte o sal e a pimenta. Cozinhe a massa em água abundante, escorra e junte ao refogado dos brócolis, o manjericão, misture bem, junte as mini-almôndegas, enfeite com as flores de brócolis e sirva.

Mini Almôndega
Ingredientes:
500g de carne moída (de sua preferência)
cebola picada
2 ovos
1 pão amanhecido
1/4 de xícara de leite gelado
1 colher de mostarda
100g de bacon em cubinhos
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Misture a carne moída com a cebola, o bacon, os ovos e o pão picado com a mão, acrescente a mostarda, a pimenta e o sal. Misture bem e acrescente o leite aos poucos até ficar consistente. Leve ao forno pré-aquecido (250º) por 25min ou frite na mistura de azeite e manteiga.

Notas:
Na receita original a massa usada no preparo desta receita é o penne tricolore.
Acrescentei folhinhas miúdas de manjericão fresco.
Se desejar sirva com queijo parmesão ralado na hora.
Não tenho a fonte da receita original, ela estava entre as que tenho guardada.
Para saber mais sobre como fazer uma massa "al dente", a dica está aqui.
Fonte de pesquisa Abril Coleções - A Grande Cozinha - Massas

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo para estrear um presente

O sabor cítrico é o meu preferido, o que fez com este bolo logo me chamasse a atenção. O aroma é delicioso e o sabor marcante da laranja e do limão torna esta receita muito especial.
A receita do Bolo de Laranja e Limão Siciliano, encontrei no Technicolor Kitchen. Assim como a Patrícia não sei porque demorei tanto para experimentar esta delícia.

Aproveitei a hora do cafezinho, para experimentar o bolo e estrear a toalhinha nova que ganhei da minha querida amiga Lúcia. Ela mora em Niterói e é sempre atenciosa, através de gestos e palavras.
A mesa ficou muito charmosa e por coincidência tenho guardanapos que combinam com a toalha. Um cafezinho para comemorar a primavera que está chegando.


Bolo de Laranja e Limão Siciliano

xícara medidora de 240ml
Ingredientes:
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja
suco de 1 limão siciliano
suco de 1 laranja
¾ xícara (180ml) de leite (integral, de preferência)
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ½ xícaras (300g) de açúcar granulado
5 ovos grandes, em temperatura ambiente
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 175ºC; unte e enfarinhe uma forma redonda de 25cm. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal numa tigela. Acrescente as raspas de laranja e limão e misture bem. Reserve. Na tigela da batedeira, com o batedor em forma de pá e em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar por 2 a 3 minutos ou até obter um creme claro.Numa jarrinha, misture os sucos de laranja, limão e o leite. Adicione os ovos à mistura da batedeira, um a um, ainda em velocidade média, raspando as laterais da tigela a cada adição. Comece a acrescente os ingredientes secos à tigela da batedeira, em três adições, alternando com os líquidos – você tem que começar com os secos e terminar com eles. Despeje a mistura na assadeira preparada e leve ao forno por 50-60 minutos – faça o teste do palito. Dê uma olhadinha no bolo depois do tempo estipulado na receita, pode ser que mais ou menos minutos sejam necessários – no meu forno, o bolo assou em 1 hora e 10 minutos.Retire do forno e transfira a assadeira para uma gradinha. Depois que o bolo estiver completamente frio, desenforme-o e polvilhe-o com açúcar de confeiteiro antes de servir.


Esta é a toalha que ganhei e enfeitou a mesa do cafezinho. Um trabalho bem combinado, feito em patchwork. Obrigado amiga Lúcia pelo carinho, com a mesa toda florida o meu fim de tarde ficou mais alegre, só faltou você.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cafezinho com humor

Para momentos de descontração, xícaras de cafezinho com desenho bem humorado.
Vejam estas.

Fotos: reprodução

Xícara Orelha http://blogaodojoao.wordpress.com/

Xícara Perna http://rodrigobarba.com/

Xícara Apito www.zonazero.ind.br/.../detalhes.aspx?Node=871

Xícara Vírgula http://www.zonazero.ind.br/zonazero/detalhes.aspx?Node=879

Para uma data especial, um jantarzinho

Ontem foi aniversário do meu marido, e para comemorar preparei um jantarzinho para nós. Jantar em família, feito com muito carinho como ele merece.

Como entrada servi Mini Quiches recheadas com parmesão e fughi fresco, acompanhadas de folhas verdes regadas com molho de laranja, mostarda e mel.
O prato principal foi Camarão ao Catupiry, uma receita da Chef Ana Toscano (de Brasília), acompanhado de Arroz com Maçã e Passas.
Para sobremesa nada muito especial, afinal o aniversariante está de dieta então vamos colaborar, Sorvetão com Calda de Chocolate e Caramelo e Frutas Frescas.


Mini Quiches
Fiz esta receita e acrescentei os funghis frescos ao recheio.


Camarão ao Catupiry
Ingredientes:
1Kg de camarões médios sem casca e limpos
1 cebola ralada
8 colheres (sopa) de azeite
Molho Branco
Ingredientes:
1 ½ litros de leite
5 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
½ cebola pequena ralada
1 caixa de requeijão cremoso Catupiry (410g)
sal
Modo de Fazer:
Aqueça o azeite, refogue a cebola e junte os camarões, cozinhado por 2 minutos. Regue com o vinho branco e o açafrão. Deixe no fogo por mais 3 minutos. Reserve.
Molho branco:
Em uma panela aqueça a manteiga, refogue a cebola e junte a farinha mexendo bem até formar uma bola. Vá amassando e fritando por alguns minutos (não deve escurecer). Junte então, fora do fogo parte do leite frio e vá batendo com um batedor de arame até a farinha de trigo ter se misturado bem com o leite. Volte ao fogo mexendo sempre até engrossar. Verifique o sal. Adicione o Catupiry e mexa até que ele se desmanche. Para finalizar, acrescente a pitadinha de noz moscada. Junte os camarões refogados ao creme deixe ferver por 3 minutos e sirva imediatamente com arroz branco.
Notas:
Acrescentei alguns ingredientes à receita original.
Camarão:
Usei 3Kg de camarões grandes
1 xícara (café) de vinho branco
1 pacotinho de açafrão (Zaffferano Maraboto, que é usado em risottos)
Temperei os camarões antes prepará-los.
Molho Branco:
uma pitadinha de noz moscada
O molho foi suficiente para esta quantidade de camarão.

Arroz com Maçã e Uva Passa
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
3 colheres (sopa) de óleo
2 maçãs cortadas em cubos pequenos
1 xícara (chá) de uvas passas brancas
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de frango
sal
Modo de Fazer:
Aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o arroz e deixe refogar muito bem. Tempere com o caldo de galinha, sal, junte água e deixe ferver. Diminua o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe até que a água seque e arroz esteja cozido. À parte, aqueça a manteiga e passe ligeiramente a maçã e as passas. Misture ao arroz já pronto e sirva imediatamente.
Dica:
Se desejar, substitua as uvas passas por nozes ou castanhas picadas.

Para acompanhar vinho branco. Para o aniversariante, muito carinho.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Charme francês

Sempre estou pensando em uma novidade para a hora do cafezinho. Mexendo nos meus guardados encontrei esta receita e achei uma ótima idéia prepará-la. O Palito Francês e primo dos biscoitos Champagne, meio assim...de longe.

Palito Frânces
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sobremesa) de sal amoníaco
1 xícara (chá) de leite aquecido
1kg de farinha (ou mais)
açúcar cristal para polvilhar
óleo para untar a assadeira
1 colher (sopa) de água de for de laranjeira (acrescentei à receita original)
Modo de Fazer:
Em uma bacia funda, junte o açúcar, os ovos, a manteiga e o sal. Misture e reserve. Misture o sal amoníaco ao leite, dissolvendo bem. Passe o leite com o sal amoníaco para a mistura reservada e misture bem. Acrescente a água de flor de laranjeira, misture novamente. Comece a juntar a farinha, sempre aos poucos, sovando bem a massa, até obter uma mistura lisa e uniforme, bem elástica. Pré-aqueça o forno a 180°C e mantenha o forno em temperatura moderada. Estique a massa com um rolo para abrir massa, deixando com uma espessura não muito fina. Passe a carretilha e tente fazer os palitos do mesmo tamanho; retire o palito da bancada e pressione no açúcar com o lado do biscoito que ficou voltado para baixo.- Passe-os para uma assadeira untada com óleo e asse até corar.
Notas:
Polvilhei toda a massa com o açúcar cristal e depois cortei os palitos.
Achei um pouco difícil tirar os palitos da pedra para por na assadeira sem que deformassem.
Forrei a assadeira com papel manteiga e untei com manteiga.
Usei 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira, acredito que o sabor ficou mais especial. Acho que baunilha também ficaria muito bom.
Não descuide do forno, assim que as beiradinhas começarem a dourar (mas ainda clarinha) tire do forno. Deixe esfriar em cima de uma grade.
Guardei em um vidro bem fechado, o que permitiu que os palitinhos ficassem perfeitos até o último ser consumido.
Rende bastante, quase 1Kg de Palitos Francês.

Para variar o café

Passeando pela net encontrei estes Palitinhos de Chocolate que vão fazer a alegria dos amantes de chocolate, como também daqueles que gostam de dar um toque especial e diferente ao café.
São pequenos cubos de chocolate belga espetados em palitinhos de madeira, prontinhos para serem usados. Basta mergulhar os cubinhos de chocolate no leite ou café quente e mexer, como uma colherzinha, o chocolate derrete em seguntos está pronto. Pode ser encontrado nas versões ao Leite, Amêndoas e Contreau.
Um charme a mais para a hora do cafezinho.

Fotos: reprodução

Fonte: http://www.decuisine.co.uk/cookshop/tea_coffee_chocolate/CH-003.html?id=f9d329dab7bc491e4249a629756af8c9.1220385676