quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Dia Mundial da Alimentação"


Ontem ao visitar as cozinhas amigas vi um post no blog Flor de Sal que informava que hoje, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação. A Flor está propando a postagem de receitas saudáveis ou conselhos para uma alimentação saudável.


"É difícil falar de alimentação saudável sem falar dos hábitos alimentares, que são frequentemente criados na infância e pode ser muito difícil alterá-los. Ter consciência de seus hábitos alimentares é muito importante para saber se sua alimentação é saudável. Dessa forma, é também essencial saber o que se come. Hoje, sabe-se que não existem alimentos realmente prejudiciais à saúde, desde que consumidos com moderação. Outro fator a ser considerado é o estilo de vida das pessoas. A não adaptação dos hábitos alimentares às necessidades energéticas da vida atual está se transformando em problemas de saúde relacionados com a alimentação, tais como obesidade, doenças cardíacas e hipertensão. Isto não significa que todos os problemas de saúde se devam apenas a uma dieta alimentar inadequada. A hereditariedade, a educação, as exigências profissionais e a situação econômica interferem decisivamente na saúde das pessoas.
Uma boa dieta alimentar deve fornecer nutrientes necessários ao crescimento, à renovação celular e aos processos químicos, e energia suficiente para as tarefas diárias.
Devemos ter uma alimentação variada que inclua proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras (não saturadas) e fibras.
Saber a procedência dos alimentos que ingerimos, estar atento a qualidade e a maneira correta de armazená-los e prepará-los, são itens que devemos sempre observar.
Refeições deliciosas e saudáveis, e que ajude a criar e manter bons hábitos alimentares, deve ser nosso objetivo ao prepararmos os pratos do dia-a-dia ou para ocasiões especiais, assim estaremos contribuindo para o bem-estar de toda a família".

Temos uma grande variedade de vegetais, o que torna possível variarmos os ingredientes da nossa salada. Uma salada fresca, servida com molhos é um acompanhamento leve e saudável para as nossas refeições.


Salada Refrescante
Ingredientes:
alface americana
alface crespa
alface roxa
broto de alfafa
mussarela de búfala
tomate seco
molho de sua preferência


Sugestões de Molhos para Saladas

Molho 1
Ingredientes:
3 ovos cozidos duros
pimenta-do-reino a gosto
sal
uma pitada açúcar
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sobemesa) de suco de limão
1 colher (sopa) de salsa picadinha
1 colher (sopa) de cebolinha verde picadinha
4 colheres (sopa) de iogurte natural
Modo de Fazer:
Abra os ovos cozidos ao meio e separe as claras das gemas. Passe as gemas por uma peneira e junte sal, açúcar, pimenta-do-reino, mostarda e o suco de limão. Misture bem e reserve. Esmigalhe as claras e misture com o iogurte. Acrescente a salsa e cebolinha. Vire a mistura de claras sobre as gemas, misturando ligeiramente, de modo a deixar o molho bem ligado. Coloque em uma molheira e sirva com a salada.

Molho 2
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite
1/3 xícara (chá) de água (80ml)
1/2 colher (chá) de manjericão seco
1/2 colher (chá) de sal
Modo de Fazer:
Em um bowl misture todos os ingredientes e bata com um batedor de arame (fouet). Regue a salada e sirva.

Molho 3
Ingredientes:
1 colher (café) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1/2 colher (sopa) de mostarda
sal e pimenta-do-reino a gosto
uma pitada de açúcar
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes e sirva com a salada.

Molho 4
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de suco de laranja ou tangerina
1 colher (sopa) de licor de laranja
sal
pimenta-do-reino
Modo de Fazer:
Coloque em uma panela o amido de milho diluído no suco de laranja, e os demais ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e sirva com a salada.
Fonte:
Grandes Receitas para uma Boa Saúde - Reader's Digest

7 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Lu...Verdade... é muito importante uma alimentação saudável, apesar de nem sempre eu seguir esta regra...mas tento sempre...

Gostei da dica da salada, amo tomate seco, e da variedade de opções de molhos... Assim não tem do que reclamar...e nem do que enjoar...

Helena disse...

Optima receita para este dia.
Não publiquei nenhum texto,que acho importante para sensibilizar,mas postei uma sopinha saudavel.
Bj

Mari disse...

Oi Lu querida,
Puxa, eu não sabia da importância do dia de hoje... uma pena não ter preparado nada antecipadamente, mas já fico sabendo e no ano que vem, se Deus quiser, terei uma receitinha saudável para postar no dia da alimentação.
Sua salada ficou refrescante e deliciosa!!
Beijoss

Isabel de Miranda disse...

Que pena não têr sabido antes!!!Tenho saladas para postar e fui logo postar uma torta:(((BEIJINHOS

Adriana disse...

Ssó maravilhas....

Nysa disse...

isso nao será verdura a mais? nao - estou a bricar. adoro salada e sim, devíamos de olhar mais para a nossa alimentacao ;-) beijocas

Agdah disse...

Nada melhor que uma salada bem transada.