sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Esta luta é de todos

Visito alguns blogs de culinária e gastronomia e muitas vezes assuntos importantes e interessantes, e que não estão diretamente ligados a estes temas, são abordados. Um exemplo disso é a campanha "Outubro Rosa" e "Action Day - Pobreza", que tomei conhecimento, assim como a Laila - Comidinhas do Bem, através do blog Nerd na Cozinha da Dea.

"Outubro Rosa"


Durante todo o mês de outubro, será comemorado em todo o mundo o mês internacional da Saúde Mamária, conhecido como "Outubro Rosa", simbolizado pela cor rosa. O movimento “Outubro Rosa” é uma iniciativa a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia.
A campanha “Não aceite informação pela metade”, idealizada pela FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, e o movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama”, têm como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, alertar a sociedade brasileira para a importância da realização do auto-exame e do exame de mamografia para o diagnóstico precoce da doença, seu tratamento e reabilitação da mulher. A FEMAMA convida você a participar deste movimento que acontece no Brasil e em várias partes do mundo. No site Mulher Consciente você encontrará mais informações sobre a campanha e sobre a saúde feminina.


"Blog Action Day - Pobreza"


Blog Action Day é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. O objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico. O tema dicutido foi a pobreza.

Como escreveu a Dea, " a idéia é pensar sobre o que nós, em nosso universo particular, podemos fazer para mudar a situação da pobreza como um todo".

Penso que através de ações cotidianas, mesmo que simples e pequenas, podemos melhorar a condição de vida dos menos favorecidos.
Como por exemplo doar roupas e calçados, em bom estado, sem o estímulo de campanhas. Sempre temos o que tirar dos nossos armários e gavetas.
O importante é o ato de doar, seja seu tempo como vonluntário, seu conhecimento, seu trabalho, roupas ou objetos, passe a ser um hábito entre as pessoas. É necessário que este hábito seja cultivado para que se obtenha algum resultado.
Se procuramos encontraremos uma maneira de participar desta luta que é de todos.

Um comentário:

laila radice disse...

é importantissimo propagarmos esses movimentos...adorei tomar conhecimento do outubro rosa! bjs