quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Flores na gastronomia

A primavera chegou no Hemisfério Sul no dia 22 de setembro e com ela novas cores, perfumes e sabores. É a estação da renovação da vida.
Nesta estação as flores deixaram de enfeitar apenas os jardins e invadiram os ambientes das nossas casas, as vitrines das lojas de vestuário e a culinária.

Na Expoflora, que aconteceu de 28 de agosto a 21 de setembro em Holambra - SP, as flores não apenas enfeitaram e perfumaram os diferentes ambientes como também disputaram a atenção do público ao mostrar que podem ser usadas na gastronomia.
As rosas e as violetas emprestaram seus sabores a sobremesas , como o Viooltje (Doce de Violeta) e o Sorvete de Rosas.

A Confeitaria Zoet en Zout (Doces e Salgados em holandês), uniu a criatividade e sabor para criar o Viooltje, doce preparado com a essência da violeta perfumada (Viola Odorata), planta comestível da família das violáceas, à qual são atribuídos afeitos afrodisíacos. Essa espécie difere da tóxica Violeta Africana (Saintpaulia Ionantha), muito comum no Brasil. A chef Juliana Meulman utilizou essência de violeta importada dos Estados Unidos, nessa receita apresentada em taças decoradas com folhas de hortelã e miniconfeitos de açúcar em formato de flores. O Viooltje é uma combinação de mousses de iogurte e de violeta, separados por uma massa de pão-de-ló. O resultado é um sabor adocicado com leve toque de acidez e coloração arroxeada.
Viooltje - Doce de Violeta
Mousse
Ingredientes:
500ml de creme de leite fresco
40g açúcar
16g gelatina sem sabor
essência de violeta perfumada (Viola Odorata)
50g iogurte
Modo de Fazer:
Hidrate a gelatina em um pouco de água, deixe descansar e depois derreta em banho-maria. Misture o açúcar ao creme de leite e bata em ponto de chantilly. Misture a gelatina ao chantilly. Divida o chantilly em duas partes, em uma delas misture delicadamente o iogurte e à outra parte adicione a essência de violeta.
Pão-de-ló
Ingredientes:
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de Fazer:
Separe as claras das gemas e bata-as até ficar em ponto de suspiro, acrescente uma a uma as gemas, batendo sempre. Ainda com a batedeira ligada, acrescente aos poucos o açúcar peneirado. Peneire muito bem a farinha. Acrescente a massa com a batedeira desligada, aos poucos, delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima. Asse em forno médio.
Montagem:
Em uma taça coloque primeiro a mousse de iogurte. Coloque um pedaço de pão-de-ló para separar as duas camadas e complete com a mousse de violeta. Decore com folhas de hortelã e confeitos em formato de violeta.

Sorvete de Rosas
Um sorvete de pétalas de rosas, com massa cremosa, sabor exótico e cor rosada suave será o carro-chefe dos sorvetes da marca Expoflora, linha desenvolvida pela Delicci Sorveterias, empresa de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, para ser comercializado durante a festa. A receita leva aroma natural de rosas importado do Líbano, leite em pó desnatado, xarope de glicose, açúcar, água, emulsificantes e estabilizantes.
Sorvete de Rosas
Ingredientes:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
3 gemas
5 gotas de aroma de baunilha
120ml de xarope natural de rosas
Modo de Fazer:
Coloque os ingrediente (exceto o xarope) em uma panela e leve ao fogo alto mexendo bem e sempre até a mistura começar a engrossar. Em seguida despeje em um recipiente para esfriar. Quando já estiver frio adicione o xarope de rosas e mexa bem. Leve ao congelador e mexa de meia em meia hora, até atingir a consistência de sorvete.
Obs.: Para outros sabores que não utilizem o xarope, alterar a quantidade de açúcar para 4 colheres de sopa.
Rendimento:10 porções


Fonte: http://www.saudelazer.com/index.phpoption=com_content&task=view&id=3996&Itemid=49

Fotos: reprodução

5 comentários:

Laurinha disse...

Super interessante....
Já tinha visto saladas, com flores comentíveis, mas nunca um 'prato' onde o ingrediente principal fosse flores....
Beijinhos

Cris disse...

Lu eu fui na expoflora! E procurei este sorvete lá e quando encontrei tinha fila... bem quem sabe na próxima, adorei as receitas!

Téia disse...

QUE POST LINDO LU. Você sempre me surpreende. Fiquei ocm vontade de experimentar tuuudoooo. Bj querida.

Vivian disse...

esse sorvete fica realmente cremoso ? pq todos os sorvetes caseiros que tinha visto até hoje precisavam serem batidos e beeeem batidos !!!
bj

Silvia disse...

Oi Luciana,
Cheguei aqui pelo desafio dos cupcakes.

Fui na Expoflora e experimentei esse sorvete de rosas. E não gostei, viu. Tem gosto de sabonete!

Parabéns pelo blog.