quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sabor que veio da Grécia

Mussaká é um prato típico da Grécia, semelhante à lazanha de berinjela. É conhecida também na gastronomia árabe, mas as receitas grega e árabe possuem uma diferença básica, os árabes não usam batata.
A receita abaixo, segue modo árabe de preparar o delicioso Mussaká.


Mussaká
Ingredientes:
4 berinjelas cortadas em fatias horizontais
500g de carne moída
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (café) de pimenta síria
1/2 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de ervas finas (alecrim, tomilho, manjericão e orégano)
polpa de tomate
150ml de vinho tinto
1 ovo batido
150g de queijo ralado
2 xícaras (chá) de molho branco
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
Molho Branco
Ingredientes:
100g de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
sal a gosto
Modo de Fazer:
Polvilhe sal na berinjela e reserve por 30 minutos. Escorre-as e doure-as em uma frigideira untada com óleo. Reserve. Refogue a carne moída na manteiga e tempere com sal, a pimenta-do-reino, a cebola e o alho. Doure a carne e junte a canela, a noz moscada, as ervas e a pimenta síria. Ponha a polpa de tomate e o vinho, e cozinhe por 20 minutos. Deixe esfriar e misture o ovo. Reserve.
Molho Branco:
Aqueça a manteiga numa caçarola e acrescente a farinha. Refogue mexendo durante cinco minutos sobre fogo lento e acrescente o leite quente, mexendo continuamente até ferver e engrossar. Acrescente o sal. Reserve.
Montagem:
Forre com a berinjela o fundo de um refratário untado. Espalhe a carne e polvilhe o queijo ralado. Repita a operação e despeje o molho branco. Polvilhe noz moscada e leve ao forno médio para gratinar.

29 comentários:

Karla disse...

Hmmm deve ser mesmo muito bom :)

Téia disse...

Lu, amo mousaka, mas nunca fiz, acho incrível como você sempre me lembra de coisa ótimas. A foto está especial. AI, ai, ai...Bj grande,

ameixa seca disse...

Gosto muito de beringela e tenho algumas receitas de moussaka apontadas para fazer. Um dia destes aventuro-me! Parece-me super bom :)

Marlene Maravilha disse...

Oi luciana! Já há algum tempo eu venho no teu blog e até o tenho linkado no meu, desculpe-me nao ter te pedido autorizacao, e hoje eu resolvi deixar um recado porque quero desejar-te uma FELIZ PASCOA, e também para dizer-te que comi este prato em Atenas, há 18 anos atrás e foi tudo de bom!! Isto é uma delicia. Nao importa se na maneira grega ou árabe.
Parabéns pelo blog!! Se quiseres me visitar, serás bem vinda. Tenho um blog de fé, sem professar religiao.
abracos

Simone Izumi disse...

lu, eu adoro moussaka....a sua ficou lindona!as fotos estao cada vez mais gostosas!!!rsss
bjs
si

argas disse...

Tenho de experimentar :D Tem mesmo aspecto de ser uam delícia!

* Jo * disse...

que belezura Lu!
faz tempo que tudo que leva beringela me encanta!
=)

beijos!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!

Eu adoro Mussaka...costumo fazer algumas vezes porque adoro as beringelas com a carne e o queijo...fica tão booooomm!!!:)
Essa sua mussaka deixou-me a babar...também querooo!!!:)

beijo!

A União Faz a Vida disse...

Nuna comi mousake, mas a dupla carne mais berinjela me soa muito bem!
:)
Bijo

Iliane disse...

adoro Mussaká..e..tudo que tem nesse prato..é um prato completo..ficou lindo o seu..aproveito..e..ti desejo uma pascoa abençoada..bjus..li

Letrícia disse...

Ai, Lu, tô louca para fazer essa delícia aqui em casa, sua receita me lembrou de umas berinjelinhas muito simpáticas que estão na geladeira. Vou fazer e depois te conto como foi!

Beijos!

edinha disse...

Muito apetitoso
Beijinho

Anônimo disse...

Adoro estes sabores mediterrânicos. Vou experimetar de certeza. Boa páscoa.
Um beijinho.
Susana B.

Talita disse...

Receita anotadíssima! Já tinha visto a receita no blog de um grego, mas não anotei. Como a sua foto está de babar, resolvi anotar e vou fazer em breve!

carmencita disse...

Adoro esse prato, mas nunca fiz, mas vendo assim no prato que está bem tentador, essa receita não me escapa,farei brevemente.
Feliz Páscoa.Bjss

Anônimo disse...

Hum, deve ficar muito bom!!!!!!
Farei!
Uma Santa e Feliz Páscoa para vc e sua familia.
Bjs!
Lucia

Solange Belém disse...

Oi amiga Luciana,
venho te abraçar e te desejar Felizes Páscoas!
Um grande e forte abraço

Sol

Priscila Beneducci disse...

Oi Luciana ficou bonito seu musaka, estou passando para lhe desejar bom domingo de pascoa. Beijos da Pri (MG)

Andréa Almeida disse...

Adorei esta receita Luciana! Já está anotada no caderno de receitas, perfeita! Bjss

MARACY disse...

Hoje, me animei e fiz essa mousaka pro almoço de Páscoa..
Ficou ótimo!
Um abraço

Silvia Arruda disse...

Eu adorooooo

Glau disse...

Lu, que prato mais caprichado.. adoro tudo q. leva berinjela
parabens pelo prato, deve ter ficado mto bom

bjos, glau

Rosangela Neri disse...

O maior bem que podemos fazer a alguém não é comunicar-lhe a nossa riqueza, mas revelar-lhe a sua...

C R I A T I V I D A D E

....:....:....:....:....:....:....:
Beijinhos da Rô

dollystar disse...

Luciana bom dia
deixei selinhos para você lá no meu Sabor e Aroma
bjs Dolly

Alessandra disse...

Ja comi mousaka,mas comprada e nunca fiz em casa, a sua esta muito bonita,faz tempo que pensando em fazer agora olhando a sua me deu mais vontade ainda.
Ta bem apetitosa.

Dani Bros disse...

Quanto tempo Lu?
Consegui um tempinho para dar uma futucadinha em alguns blogs amigos.
Andei sumida e sei que vou ter que sumir novamente quando o baby chegar, então passei aqui só para matar a saudade e saber de você ok?
E ver essas delicias que vc faz, amei essa receita vou ter que fazer!
Bjks

Susana Gomes disse...

Eu adoro mussaka, com beringela, ou aldrabado, com courgete.
É tãaao bom!
:)

DanielleSchelb disse...

Os búlgaros também fazem o mussaká, também é um prato de lá... meu marido,que é búlgaro, também faz esse prato, mas não coloca a beringela. Dani Schelb

Anônimo disse...

Eu não gosto do aspeto, acho ke nao deve valer nada