sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Biscoito da fazenda

Na mesa farta da fazenda, entre as quitandas preparadas por minha avó, sempre tinha Peta mais conhecida como Biscoito de Polvilho. Este biscoito é um daqueles que quando começamos a comer não paramos mais. Conversa vai, conversa vem e entre uma e outra xícara de café lá se foi lata inteira de biscoito. Se quiser guardar alguns para o próximo cafezinho é preciso levantar da mesa rapidinho, porque não vai sobrar nenhum para o dia seguinte.

Só uma curiosidade...Quando eu era criança as quitandas eram guardadas em latas. No caso de roscas e pães, minha avó primeiro cobria toda a borda da lata com um pano e depois tampava com a tampa, ficava pontas do pano sobrando sob a tampa. Penso que era para preservar a umidade e não endurecerem.


Biscoito Caseiro de Polvilho
Ingredientes:
3 copos de polvilho
1 copo de óleo
½ copo de água
sal a gosto
4 ovos
Modo de Fazer:
Ferva a água com o óleo e o sal. Escalde o polvilho e misture com uma colher de pau. Deixe esfriar e acrescente os ovos, dois a dois. Misture bem. Se ficar duro adicione mais água morna até o ponto de espremer. Verifique o sal.
Coloque a massa em um saco de confeitar e faça os cordões. Pré aqueça o forno. Leve ao forno em assadeira untada com óleo. Não deixe corar muito.
Notas:
O copo usado como medida é de 200ml.
Usei polvilho doce.
A consistência da massa é mole. Não precisei acrescentar mais água.
A receita é pequena.

37 comentários:

Glau disse...

falou e disse: vicia! só amarrada pra parar de comer! :)
Mto bom!

bjos, Glau

ameixa seca disse...

Que engraçados que ficaram :)
Parecem dedos he he

Andrea Dohashi disse...

Luciana do céu, adoro esses biscoitos, nunca os fiz!
sempre compro o pacotão e como assistindo um bom filminho, rsrsr.
Mas acredita que aqui é caríssimo, só compro mesmo quando estou com muita vontade, rs!
Beijos

Filipa disse...

Que lindos ficaram! Tenho visto algumas receitas desses biscoitos mas nunca fiz. Realmente parecem deliciosos!

beijinhos

Helena disse...

Não conhecia...
Que formato singular!
Bj

risonha disse...

realmente não dá para comer apenas um...
que delícia.

Iliane disse...

biscoito de polvilho..tudo de bom..ficaram lindos os seus...bom fim de semana..

Unknown disse...

Ficaram super lindos e apesar de não ser muito chegada a esse biscoito até senti vontade de experimentá-lo

Odete disse...

Luciana, com esses biscoitos lindos, voce me fez viajar ate Hermilio Alves MG, onde passava minha ferias na infancia e comia biscoitos de polvilho assados em forno a lenha sobre folhas de bananeira. Que nostalgia boa.
Talvez devesse arriscar faze-los com sua receita.

Beijos

Mari disse...

Isso me lembra infância.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Lindo estão seus biscoitos... Amo tudo feito com polvilho, costumo fazer uma receitinha aqui, que também podem ser feitos neste formato e ficam ótimos...

Os seus estão perfeitos, parece que sinto o sabor mesmo estando aqui tão longe... hehehehehe

bjsssssssssss

Tânia disse...

Biscoitos de Polvilho me lembram longas viagens e carros imundos de farelos....mas que é delicioso, ah, isso sim....
Fiz em casa há muitos anos atrás....acho que vou fazer de novo, os seus ficaram lindos!

Mari disse...

Ai Lu, assim você me mata... esses biscoitos são uma perdição, literalmente!!!
Super beijo... :)

Axly disse...

Eu sou simplesmente taradaaaaaaaaaa por esses biscoitos!
Troco até um almoço por eles, e olha que já fiz isso algumas vezes!
Hahahahahah...
Receita mais que anotada^^
Kisss.

Claudia Lima disse...

Eu adoro estes biscoitinhos e compro quando vou num supermercado brasileiro aqui perto. Mas feito em casa deve ser muito mais gostoso e fresquinho!
Bjs :)

Anônimo disse...

Humm... amoooo Peta!! Você não exagerou em nada quando disse que não dá pra comer só um!! Bem, eu já imaginava que não eram biscoitos muito elaborados, mas como você os ensinou de forma tão simples, agora irei testá-los com toda certeza! Parabéns pelo seu blog. É a primeira vez que visito e já está na minha lista de blogs que estou acompanhando... bj.

Marina disse...

Uia! Eu amoooooo!
Nunca fiz, sabia? Minha spgra tinha uma fábrica caseira de biscoistos de polvilho, que aliás, ela chama por outro nome que eu esqueci! rssss
Será que consigo fazer? rsss
Adorei a reeita!
Beijinhos

Ju disse...

Esse eh o meu ponto fraco,AMO esse biscoito e realmente qdo a gente começa comer,nao para mais...bjs e otimo fim de semana!!

Priscila Beneducci disse...

Luciana parabéns vc e mão para toda obra mesmo. Até Biscoito de Polvilho. Só comi uma vez ele quentinho na vida, e amei. Quentinho com café preto é outra coisa. Beijão de Minas. Pri

Emília disse...

Luciana, agora estou com a dispensa cheio de polvilho rss! Essa receitinha é super bem vinda!
Ficam lindinhas!
Beijinhos

Vânia Costa disse...

Amei esses biscoitos...
Desconhecia de todo!

Um beijo*

Leonor de Sousa Bastos disse...

Nunca comi biscoito de polvilho, mas esse ficou com um ar delicioso!




P.S. Já é a 2ª vez que ao querer comentar me abrem duas janelas de publicidade...peço desculpa pelo aviso, mas não sei se sabe que isso acontece e que prejudica o computador em que elas aparecem!

Téia disse...

Lu querida, estas petas estão fofinhas demais, e realmente, é igual a amendoim, a gente come sem parar. Bj grande vizinha.

Laurinha disse...

estes são 'pior' que elma chpis...impossível somer uns sós...
:DDD
Delícia!

Rosangela Neri disse...

Simplesmente adoro esse biscoitinho... vou fazer amanhã mesmo. Hummmm já sei que vou me empazinar de biscoitos! bjs e obrigada pela receitinha.

Marizé disse...

Adorei a receita tão tradicional e com história, o nome de peta e a forma dos biscoitos.

Bj

Studio Cioccolato disse...

Olá querida...obrigada pela visitinha e pelo carinho...
seu blog também é uma delícia!!!
ai...essas rosquinhas são de comer rezando...lembro da minha avó...ela come até hoje, mas aquelas maiorzinhas..com café com leite..hummm!!!

linkei seu blog no meu, podia?!
beijinhos!

Silvia Arruda disse...

Biscoito de polvilho é algo totalmente viciante!! hehehe
Imagina feito em casa então?? Adorei!!

Anônimo disse...

OLáaaaaaaaaaaaaaaa.

... que maravilha! Beijinhos.
Paulucha,
http://www.allsogno.blogspot.com

Cris disse...

Ah acho que se eu pegar um não paro mais, ficaram lindos!

Anônimo disse...

Achei bem legal ! E o Mingão, um dos DCPVs, é viciado em biscoitos de polvilho !!

Manuela © disse...

Será que dá para fazer com polvilho azedo?

Unknown disse...

Fiz e Aprovei!

De disse...

adoooro fazer esses biscoitos, sempre tem elogio!!!alem do q é mais saudável q o frito e nao queima,pq Ô biscoito dificl d fritar!!kkk bjs,amei seu blog.
ah.vou fazer o dedal de princesa

Anônimo disse...

nossa é uma maravilha amei essa receita.obrigada

Cidinha-Bhte-Brasil disse...

Li sua receita e fui fazer os biscoitos. Ficaram deliciosos.Quando os coloquei para assar em 200 gr C eles cresceram mais. Assei na parte de baixo e depois passei para a parte de cima do forno.
obrigada por ter postado esta receita.

sodiba disse...

Que pena, qdo li pensei que era um com farinha de milho e polvilho azedo... "Quitanda" me leva a minha infancia, com bolinhos de amendoim, biscoito para chupar, latas cheias... Outro dia tentei fazer, até ficou bom de sabor, mas nao crocante. Agora acabou o que trouxe do Brasil, assim que... Obridada!