quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Curiosidades sobre os símbolos e tradições do Natal



Curiosidades

- Nome das oito renas do Pai Natal:
Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen

- As crianças chinesas não recebem presentes no Natal, mas sim, durante as celebrações do Ano Novo chinês que acontece em Janeiro

- Porque é que se chama missa do galo?
Porque o galo foi o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregue de anunciá-lo ao Mundo.

- A tradição de enfeitar as árvores de Natal nasceu na Alemanha. Eram usados como enfeite papel colorido, frutas, doces e velas.

- Sinos:
As pessoas acreditavam que as batidas deles espantavam os maus espíritos.

- Guirlandas:
As feitas de azevinho, um tipo de planta que não perde as folhas durante o inverno, simbolizavam a vida nos dias de frio.

- A tradição do anjinho na árvore de natal:
Não faz muito tempo, Papai Noel estava se preparando para a sua viagem anual... Mas quatro de seus duendes estavam doentes e os novatos não produziam os brinquedos tão rapidamente quanto os antigos. - Papai Noel já estava sentindo a pressão pelos problemas...
Agora era a Sra. Noel avisando que a sua mãe (sogra) viria para uma ligeira visitinha de alguns dias. - Isto estressou ainda mais o Papai Noel.
No momento em que ele foi colocar os arreios nas renas, ele descobriu que três estavam prontinhas para dar a luz, e duas tinham fugido pela cerca que estava aberta, sabe lá pra onde. Mais estresse...
Sorrindo e dando seu famoso gritinho de "ho, ho, ho", Papai Noel começou a carregar o trenó, mas uma das tábuas rasgou o saco de brinquedos que começaram a cair, espalhando-se por todo o chão.
Frustrado, Papai Noel voltou pra casa para uma xícara de café e um tranqüilizador gole de Vodka. Quando se aproximou da estante, notou que os duendes tinham acabado com sua bebida; nem uma gotinha tinham lhe deixado... Na sua frustração, sem querer, deixou cair a xícara do café, que se quebrou em mil pedacinhos pelo chão. Quando pegou a vassoura para limpar os cacos da xícara, viu que os camundongos tinham comido toda a palha! Neste exato instante tocou a campainha e Papai Noel, foi atender a porta, abriu e lá estava um mirrado anjinho de cachinhos, com uma enorme Árvore de Natal. E o Anjinho perguntou: "Papai Noel, onde você quer que eu coloque esta árvore?"
E daí vem a tradição do Anjinho ficar enfiado na Árvore de Natal...

- Casa do Papai Noel:
Nos países do norte da Europa, diz a tradição que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local.
Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel:
Santa ClausFIN-96930 Arctic CircleRovaniemi - Finlândia
seu Site oficial : http://www.santaclausoffice.fi/ (www.tibiamithus.com/papainoel.html)




A Risonha perguntou sobre a rena do Papai Noel chamada Rudolph, como a amiga não poderia ficar sem resposta fui pesquisar.
A quantidade de renas que puxam o trenó é controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).
O nome das renas, em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.
Fonte:
Imagem:
http://www.fotosdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/03Comemoracoes/papai_noel_com_renas_05.jpg


"A alegria do Natal não é euforia ou ilusão que passa. A alegre esperança do Natal é fruto da experiência do nosso encontro pessoal com Jesus. Ele está conosco e nós sentimos a sua presença salvadora em nossa vida"

2 comentários:

risonha disse...

gostei de saber mais sobre as tradições e símbolos do natal...
mas não havia uma rena que era Rudolfo?

risonha disse...

querida Luciana, obrigado pelo esclarecimento... és uma querida.