sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ovos Coloridos.


Ganhei uma cartela de ovos de galinhas caipira que vieram do sítio dos meus pais. Quando abri, a diversidade de cores das cascas dos ovos me chamou atenção. Elas variavam do azul passando pelo verde, tons de beges até chegar no branco. Fiquei curiosa para saber o que causa esta mudança de cores, de pigmentação das cascas dos ovos e procurei pesquisar. Vocês não imaginam as coisas que li sobre o assunto, desde absurdos até pesquisas sérias.
A cor é uma característica genética determinada pela raça da galinha, um pigmento na parte externa da casca que não influência no valor nutricional.
Algumas pesquisas dizem que a alimentação também é um fator determinante, outras dizem que a alimentação que a galinha consome só influência na coloração da gema.
Ovos caipiras legítimos, e como dizem nossas amigas de outras cozinhas, de penosas muito felizes.
Se quiser saber mais:

6 comentários:

risonha disse...

olhando para esse ovos só me apetecia ir para a cozinha fazer um bolo.

Janna Joaninha disse...

ah eu ganhei ovos caipiras tbm esses dias, mas um deles veio galado ai que horror, mexi no ovo e algo se balançou dentro dele! foi uma aflição enorme ahahahaha

Marcia Gullo Tiberio disse...

Falando em ovo colorido eu lembrei daqueles que se vende nos "butecos" com aquelas cores amareladas, só Deus sabe a quanto tempo eles tão ali. Aqui perto da minha casa mesmo tem um desses. Lá da rua você ve os "bichinhos" tudo coloridinho em cima do balcão. hahahhaa.

ameixa seca disse...

São todos lindos, nunca vi ovo azulado :-)

Mel L. Ramos Bryar disse...

Não há melhor jeito de botar bons ovos...quando se é bem tratada!!!Delicioso post...incentiva a volta aos ovos caipiras e as galinhas bem tratadas como merecem, já que nos dão estas jóias...que até viraram ovos de ouro em histórias infantis!!!

Ana Canuto disse...

Oi Lu:
Lindos os ovos. Outro dia tambémfiz um post e comentei sobre as diferenças das cores.
Minha avó que sempre teve galinhas felizes, dizia que os de casca azul eram de galinhas pretas...

beijos.