quinta-feira, 3 de abril de 2008

Salsão ou Aipo.


A receita de ontem, Frango com Molho de Mostarda e Abacaxi, tem como um dos ingredientes o salsão ou aipo que é muito usado na culinária.
Os comentários me fizeram lembrar que somos um mundo e que diversos legumes, verduras, temperos, enfim, ingredientes do que fazemos na nossa cozinha recebem nomes diferentes em outras partes do planeta. Este fato atiçou minha curiosidade, não só para saber outras denominações do "salsão" como também a vontade de conhecê-lo melhor e a maneira mais rápida que encontrei foi uma busca na internet. Para os que desejam conhecer um pouco mais do nosso amigo de várias receitas apresento-lhes o salsão ou aipo ou celery.

O salsão (Apium graveolens) ou aipo é de origem européia. As principais variedades, com aromas e sabores característicos, são: salsão-branco, salsão-tronchudo, salsão-rábano, salsão-gigante e salsão-de-cabeça.

Valor nutricional
O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras, substâncias importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Pela pouca quantidade de calorias, é recomendado para dietas de emagrecimento. O salsão possui, também, propriedades medicinais. Age como antioxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo, refrescante.

Uso culinário
Todas as partes do salsão podem ser utilizadas na cozinha, inclusive suas folhas que dão um sabor especial às sopas e molhos. Seus talos, de textura crocante, podem ser servidos crus em saladas ou canapês, ou cozidos.

Como comprar e guardar
O salsão pode ser comprado em maços ou em talos soltos. Para saber se está fresco, verifique se as folhas estão abertas, com uma cor verde forte e brilhante, firmes e com os talos íntegros. Rejeite salsão com flores e talos amarelados ou com talos moles. Guarde o salsão num saco plástico aberto na gaveta de verduras da geladeira por até uma semana. Outra maneira de conservá-lo é colocar dentro de uma tigela ou jarra e adicionar água o suficiente para cobrir a raiz. Deixe a tigela próxima de uma janela, mas sem receber a luz direta do sol. A água deve ser trocada diariamente. Não é indicado congelar o salsão, pois sua textura fica rija. A menos que seja cortado em pedaços pequenos e cozido como ingrediente de outros pratos.

Como cortar
Para cortar o salsão, separe os talos, apare as pontas, retire as fibras duras e enxágüe. Use as pontas mais firmes e as folhas no preparo de sopas e caldos.
Há três maneiras de cortar o salsão:
Em rodelas: lave os talos do salsão, segure-os firmemente, corte-os em rodelas e deixe escorrer numa peneira.
Em lâminas: corte um talo por vez no sentido diagonal em formato de lâminas.
Em tiras: corte os talos em tiras finas no sentido do comprimento e recorte as tiras para ficarem finas. Em seguida, coloque em uma tigela com água gelada, durante 1 hora ou mais. As tiras ficarão viçosas, levemente enroladas e deliciosas numa salada.
Fonte: Revista Menu - http://culinaria.terra.com.br

4 comentários:

Elvira disse...

Esse amigo nynca falta na minha geladeira. :-)

Beijos.

Isabel de Miranda disse...

Luciana um muito obrigada pela informação eu conhecia por aipo.Agora já posso fazer o franguinho...beijinhos doces

Claudia Lima disse...

Aqui nos EUA este é um "staple" de qualquer dispensa. É largamente utilizado e muito versátil.
Eu, particularmente, uso pouco.
Abraços

Anônimo disse...

Lu, sabe que aqui na Alemanha eles ainda utilizam a raiz do salsao??? Eh uma bola grande e branca que fica bem presa na base do salsao. Acho que no Brasil eles cortam e jogam fora. Nao sei se vendem. EU nunca vi isso no brasil. Aqui eles usam mto para fazer sopas, incrementar pratos, ou na salada...Olha, eu amei!! Da so uma olhadinha na foto do wikipedia e depois me diz se a raiz do salsao tb eh comum ai. Bjsss

http://de.wikipedia.org/wiki/Knollensellerie

Esta em alemao, mas em ingles nao tem a foto da raiz, que se chama KNOLLENSELLERIE. EH a ultima foto (sao 3)
bjsss