quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O Ano do Rato.

Hoje, 7 de favereiro, é o primeiro dia do Ano Lunar Chinês, marcando o início do Ano do Rato - Ano 4706. O calendário lunar chinês se baseia em ciclos da lua e associa um animal a cada um dos doze anos de cada ciclo.
O Ano Novo Chinês é a data mais importante do calendário da cultura chinesa. A sua importância é quase como a do Natal, para nós ocidentais. É nesta época que as famílias procuram se reunir, enfeitam as casas, soltam fogos, visitam os parentes e amigos. É uma festa para ser comemorada na intimidade da família e como em toda festividade chinesa, a comida desempenha um importante papel durante as comemorações do Ano Novo Chinês. Um banquete com pratos cheios de simbologia, que são considerados de boa sorte, é preparado e servido durante a festa. O peixe representa "ter bastante para guardar", cebolinhas de alho significa "eterno", nabos tem o significado de "bons presságios", as almôndegas de carne e de peixe representam "reunião". Prepara-se também o pudim de farinha de arroz aglutinado qu tem a fama de fazer as pessoas "avançarem rumo as posições mais altas e prosperidade, passo a passo" e os bolinhos no formato de ferradura dourada, acreditam que "atraem fortuna e saúde" para as pessoas que os comem.
De acordo com a astrologia chinesa, o Ano do Rato é um ano de paz. Ocorrem poucos conflitos e castátrofes, também é um período favorável para os negócios e será um ano de crescimento mundial.
Ano do Rato um ano feliz.

Nenhum comentário: