terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O que temos para o lanche?

Uma opção gostosa para o lanche é a "Quiche".
Quiche é um prato de origem alemã mas são os franceses os responsáveis por sua popularização. A palavra Quiche vem do alemão "Kuchen" que significa bolo.
Essa torta salgada com massa amanteigada, recheio cremoso e sem cobertura é sucesso garantido sempre que é servida. Seu preparo é rápido e fácil e utiliza ingredientes disponíveis em qualquer dispensa.
Muito versátil a Quiche permite diversos recheios, o que sua criatividade permitir. Pode ser servida em diversas ocasiões: em refeições como entrada ou acompanhamento, em reuniões com amigos, em lanches e são uma ótima opção para o brunch.
Um prato clássico da cozinha francesa que agrada a todo mundo.



Quiche de Shitake
Massa
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
125g de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
Recheio
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de shitake em fatias finas
3 ovos batidos
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) vinho branco seco
sal pimenta do reino
noz moscada
Modo de Fazer:
Massa:
Misture a farinha e o sal e incorpore a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma espécie de farofa. Acrescente o ovo e a água, e forme a massa (sem trabalhar demais). Cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar por, no mínimo, 20 minutos. Após esse tempo, abra a massa, coloque em uma fôrma de fundo falso e coloque por cima uma folha de papel-alumínio ou papel-manteiga. Encha a fôrma com feijões crus e leve para pré-assar em forno médio, por aproximadamente 15 minutos.
Recheio:
Lave os cogumelos rapidamente sob água corrente. Seque bem com um pano de prato limpo. Com uma faquinha, retire o excesso de caule dos cogumelos e corte o shitake em tiras finas. Numa frigideira, aqueça a manteiga, junte os cogumelos e doure. Adicione o sal, a pimenta do reino. Mexa e prove o tempero. Acrescente o vinho branco mexa bem e deixe evaporar. Distribua as fatias de shitake pelo fundo da torta pré-assada. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata bem. Com a batedeira desligada acrescente o creme de leite sem soro e a noz moscada. Despeje sobre o shitake. Polvilhe o parmesão ralado. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Dicas:
Para saber se a quiche está assada, abra o forno e, com cuidado, balance ligeiramente a fôrma. Se o recheio estiver um pouco mole no centro e mais firme nas laterais, ela está pronta.

Outra maneira para saber se a quiche está pronta é fazer o teste do palitinho, como se faz com bolos: se ele sair limpo é porque está na hora de tirar do forno. Às vezes, a massa pode estar corada por fora, mas dentro ainda está crua, por isso a importância do teste do palito.
Nota:
A receita da massa encontra-se no site http://www.oliveranquier.com.br/

Um comentário:

Sabrina Rocha disse...

Tô passando mal de vontade de comer isso agora!!! Parabéns pelo blogue.